“A primeira parte do evento foi entregue e podemos dizer que foi realizado com sucesso. A moda é resistente e a indústria também”, resume a superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly sobre o Inspiramais, que foi realizado na terça (23) e nesta quarta-feira (24), na Faccat, em Taquara.
VEJA TAMBÉM: INSPIRAMAIS: Evento em Taquara é vitrine para materiais inovadores e sustentáveis; confira
FIQUE DE OLHO: POLÊMICA DA TAXAÇÃO: AliExpress e Shopee antecipam cobrança do imposto; veja a partir de quando
O salão de design de materiais contou com 46 expositores do setor de componentes, sendo a maioria do Rio Grande do Sul, que lançaram as tendências do inverno 2025 para diferentes setores como calçadista, confecção, móveis e bijuterias.
“Saímos do evento muito felizes. As empresas da região, visitantes e expositores, falaram que foi muito bacana conseguirmos realizar o evento dentro da situação que nosso Estado se encontrava. As grandes estrelas são os materiais e todos estavam felizes que eles estavam aqui. Nos surpreendeu a estrutura da própria Faccat, foi um local pensado por ser de fácil acesso entre Paranhana e Vale do Sinos”, conta Silvana.
LEIA AINDA: IMPOSTO DE RENDA: Consulta ao 3º lote da restituição do IR 2024 é liberada; veja como conferir
Agora, começa a preparação para a edição na Casa Petra, em São Paulo (SP), que será na próxima semana, nos dias 30 e 31 de julho. “Lá o evento terá uma amplitude nacional e internacional. Estamos trazendo compradores de países como México, Colômbia, Índia, Equador, Peru. Temos também as caravanas dos polos calçadistas de São Paulo e Minas Gerais como Franca, Birigui, Nova Serra, São João Batista,Jaú, além de convidados de outros estados”, completa a superintendente da Assintecal.
O evento é realizado pela Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel).
Recomeço para indústria e para os consumidores
As enchentes que assolaram o Estado no mês de maio afetaram moradores e empresas. A realização do Inspiramais foi vista como um recomeço na cadeia de componentes. Para a gerente comercial da Caimi & Liaison, de Novo Hamburgo, o mercado está mais otimista e isso foi perceptível durante o evento em Taquara.
“Temos percebido um mercado mais otimista por tudo o que passamos com as enchentes. Primeiro houve uma necessidade inicial e depois veio a necessidade de um ‘afago’, o consumo na ponta, mesmo com as dificuldades, ele aconteceu. Estamos vivendo na parte de componentes um momento muito importante e isso nos motivou a buscar o diferencial, a ir atrás de produtos que agregam. Estamos trabalhando moda atrelado a custos”, avalia Sandra Martins.
Entre os lançamentos da empresa que atua nos setores de calçados, bolsas e acessórios, está a napa rústica. “A aposta principal é nos rústicos, que é a tendência. Além da napa rústica, temos os metalizados que estão no nosso DNA e que sempre estão em alta. Estamos com ‘famílias’ de metalizados novos”, detalha Sandra.
LEIA TAMBÉM