Desde o último dia 19, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI) conta com um novo diretor: Fauston Gustavo Saraiva. Antes, o advogado atuava como secretário de administração da Prefeitura de Novo Hamburgo.
Saraiva esteve no Grupo Sinos na manhã desta quinta-feira (27) e falou sobre os objetivos e desafios de sua gestão.
“O trabalho está totalmente alinhado com o do presidente Robinson Klein, que é o de renovar os conceitos e a cultura de inovação na região. Nós, enquanto executivos, temos este papel de viabilizar as ações através dos comitês e conselhos, muito também por meio do open innovation”, ressalta.
O Pacto Calçadista também é uma das frentes da gestão do novo diretor da ACI. “Estamos muito envolvidos com o Pacto Calçadista. A ACI está dando face ao projeto para a adesão ao FDRA – Footwear Distributors and Retailers of America (Associação de Distribuidores e Varejistas de Calçados da América), para facilitar o acesso das empresas aos compradores americanos”, destaca Saraiva.
A entidade tem mais de 1,1 mil associados. O diretor destaca também o papel da ACI enquanto ferramenta para a tomada de decisões dos empreendedores.
“Temos, sem dúvida, este importante papel de institucionalidade, é fundamental trazer as melhoras ferramentas para os associados tomarem as melhores decisões. Estamos muito atentos para contribuir com o acesso para a reconstrução das plataformas de trabalho buscando a isenção de impostos junto ai Ministério da Fazenda.”
O Pacto Calçadista
A iniciativa foi lançada no final de 2023 e atualmente conta com 40 lideranças do setor calçadista que seguem mobilizadas para tornar o cluster da região referência mundial até 2028. As iniciativas do Pacto Calçadista tem a expertise do Sebrae.
A meta do Pacto Calçadista pretende ser alcançada por meio do programa Liderança para Desenvolvimento Regional (Lider), do Sebrae, que é nacional, mas pela primeira vez no País foi segmentado.
O cluster calçadista foi escolhido como projeto-piloto. O pacto é dividido em 4 eixos: governança; pessoas, processos e produtos; comunicação do cluster e marketing e internacionalização.
LEIA TAMBÉM