abc+

ECONOMIA

IMPOSTO DE RENDA: Pesquisa revela como contribuintes devem utilizar restituição em 2024

Serasa fez um levantamento que mostra diversos aspectos do comportamento dos brasileiros em relação ao Imposto de Renda

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 06/06/2024 às 12h:30 Última atualização: 06/06/2024 às 13h:05
Publicidade

Os brasileiros que têm direito à restituição do Imposto de Renda já fazem planos para utilizar o dinheiro a receber. É o que mostra pesquisa da Serasa divulgada nesta quinta-feira (6). Dos entrevistados, 30% revelou que pretende usar o valor para quitar dívidas e 43% informaram que devem utilizar os valores recebidos “para se planejar financeiramente”.

Imposto de renda | abc+



Imposto de renda

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

“A restituição do Imposto de Renda pode ser uma aliada para aqueles que precisam de alternativas para quitar suas dívidas e tirarem seus nomes dos cadastros de inadimplência”, explica Patrícia Camillo, especialista em educação financeira da Serasa. 

A pesquisa mostra também que 21% dos contribuintes pretendem transformar a restituição em “alguma forma de investimento”. Entre as pessoas que têm dinheiro a receber, 57% receberão um valor de até R$ 1 mil.

Para quem pretende negociar ou encerrar débitos, Patrícia traz algumas dicas. “É importante levar em conta três pontos: 1) quais os seus débitos em aberto; 2) quais os seus débitos de vencimento mais próximo; 3) e quais as contas que os credores oferecem boas condições de negociação. Defina as prioridades e quite essas dívidas antes que elas aumentem de valor”, aconselha.

A pesquisa

Ainda de acordo com a pesquisa da Serasa, 72% dos entrevistados afirmaram “nunca terem deixado de fazer o IR” e mais da metade “não tiveram dificuldades para se organizar e preencher a declaração”. Entre aqueles que precisam pagar à Receita Federal, 54% colocam o pagamento no débito em conta, sendo que 43% quitarão a dívida com a União à vista.

Pelo menos 44% dos entrevistados consideram que o IR “desempenha papel significativo na distribuição de renda do país”, mas 40% “discordam do processo de declaração e arrecadação do Imposto de Renda”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade