Uma cidade da região está empenhada para conseguir a instalação de uma fábrica da BYD, gigante chinesa conhecida pelos carros elétricos. Ainda não foi confirmado oficialmente que a empresa terá uma fábrica no Rio Grande do Sul, mas há uma forte articulação por parte do governo do RS, incluindo uma visita na matriz na China durante a comitiva que está na Ásia é liderada pelo governador Eduardo Leite.
LEIA TAMBÉM: Viagem à Ásia será determinante para escolha de secretários do governo Finck; entenda
CONFIRA: ZERO GRAU: Feira celebra força da economia gaúcha e apresenta tendências para 2025
A visita na BYD ocorre na sexta-feira (22) e terá a apresentação do portfólio da cidade de Igrejinha. O prefeito Leandro Horlle passou pela Zero Grau, feira coureiro-calçadista em Gramado, e confirmou ao ABCMais o interesse do município.
“O governo do Estado vai entregar um documento, que entregamos em mãos ao governador Eduardo Leite, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo. O documento está traduzido em mandarim e em português”, conta o prefeito da cidade do Vale do Paranhana.
As conversas com a empresa começaram em agosto. “Sabíamos que a BYD queria investir no Brasil, como aconteceu com a compra da fábrica da Ford, na Bahia. Antevendo este cenário de investimentos no Brasil procuramos a empresa em agosto e nos colocamos à disposição. Recentemente, sabendo da missão à Ásia e de que um dos pontos seria a BYD procuramos o governador e entregamos nosso portfólio”, explica o prefeito.
O diferencial da cidade
Ainda de acordo com o prefeito Leandro Horlle, que inicia seu novo mandato a partir de 2025, Igrejinha tem muitos atrativos para vencer uma possível disputa pelo investimento.
“Estamos em uma localização estratégica, entre região metropolitana, Serra e Litoral Norte. Somos uma região com mão de obra qualificada e com qualidade de vida. Temos capacidade de investimento com uma lei que potencializa isso, que tem isenção de tributos e outros atrativos.”
No portfólio enviado juntamente com a comitiva do governo do Estado a cidade já destacou 3 terrenos próximos da rodovia RS-115 e que ficam em áreas que não são afetadas com enchentes.
Ainda segundo Horlle, a prefeitura vai agora esperar o desenrolar dos fatos e deve, em breve, marcar uma nova reunião com a empresa chinesa.
LEIA TAMBÉM