O Hub Agro teve sua construção iniciada na manhã dessa segunda-feira (19), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB), ao lado da Casa de Esteio. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Esteio e a Universidade Feevale. Conforme a equipe que trabalha no local, as obras estão na etapa de fundações e devem seguir na próxima semana para a de alvenaria, quando começam a ser levantadas as paredes.
A ordem de início foi assinada dia 8 pelo prefeito Leonardo Pascoal com a presença do reitor da Feevale, Cleber Prodanov, e da subsecretária do PEEAB, Elizabeth Obino Cirne-Lima. O objetivo do local, cujo espaço é cedido pelo governo do Estado, é desenvolver projetos em todas as áreas do conhecimento, focando em empresas e negócios.
Com um valor de R$ 595,4 mil, as obras são feitas pela Sunraupp Manutenção e Construções Ltda, empreiteira vencedora do processo licitatório. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o prazo inicial de conclusão das obras é de 240 dias a contar dessa segunda. O prédio com térreo e mezanino terá 118,8 m², com espaços de coworking, administrativos e auditório, entre outros espaços.
Ainda conforme a assessoria, o local deve ter diversas ações, entre elas, capacitação de empreendedores, seleção de empreendimentos para pré-incubação, mentorias especializadas para gestão da inovação em empresas consolidadas e a realização de desafios como Startup Plus e Startup Teens.
Governo espera incubar 30 empresas no local
A expectativa do município é que sejam incubadas cerca de 30 empresas no hub. A ideia para criar o local surgiu em 2022 a partir de parceria entre a Prefeitura e a Feevale durante a Expointer. Na época, foi aberto um espaço temporário, durante a feira de exposições, para a realização de ações voltadas para o agronegócio. Conforme informações da assessoria, a estrutura deve contribuir com a diversificação da economia do município e do Estado, observando, de maneira mais eficiente, as questões relacionadas ao setor do agronegócio. Ainda segundo a assessoria da prefeitura de Esteio, o hub adotará uma metodologia de trabalho de acordo com os pilares de desenvolvimento da cultura da inovação e empreendedorismo do município.
LEIA TAMBÉM