O espaço de inovação e empreendedorismo voltado para soluções do agronegócio gaúcho e que fica dentro do Parque Assis Brasil, em Esteio, está pronto para receber as startups. O Hub Agro, uma parceria entre a universidade Feevale e Prefeitura de Esteio, realizará, em outubro, a sua primeira seleção de projetos para pré-incubação.
FIQUE DE OLHO: O que a região tem a ver com a produção de hidrogênio verde? Entenda o projeto do governo do RS
De acordo com a Feevale, as inscrições para o Pitch Day abrem no dia 16 de setembro e seguem até o dia 10 de outubro. A seleção dos projetos acontece no dia 16 de outubro. Podem participar pessoas da região interessadas em viabilizar seus negócios, com projetos em fase de ideação, nas áreas de agro e/ou serviços com impacto no agronegócio.
Cada empreendedor terá seis minutos para expor suas ideias para uma banca avaliadora. Os selecionados assinarão o contrato de pré-incubação e participarão de assessorias individuais para elaboração do plano de negócios. O contato pode ser feito também pelo e-mail incubadora@feevale.br.
O reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, lembra que a ideia é que o espaço que fica dentro do Parque da Expointer funcione o ano todo.
“Vamos desenvolver uma trilha voltada ao empreendedorismo e também teremos programas para estimular o empreendedorismo em estudantes e futuros empreendedores. Serão oferecidos, no Hub, cursos com foco em inovação e tecnologia, além de mentoria para empresas de médio e grande porte sobre inovação.”
Ainda conforme o reitor, a meta é ter ao menos 10 startups pré-incubadas e incubadas no ambiente de inovação. “Temos a meta de ter, ao longo do próximo ano, dez startups pré-incubadas e incubadas neste espaço, com soluções de inovação e tecnologia voltadas ao agro. E a proposta da Prefeitura e da Feevale é que possamos, neste local, iniciar o desenvolvimento desse ecossistema voltado à inovação para o agro”, completa.
LEIA TAMBÉM: Rede UniSuper reabre primeira loja afetada pelas chuvas em Canoas
RS Innovation Agro
O Hub foi sede do RS Innovation Agro durante a Expointer 2024, com debates, apresentações de ideias e podcasts sobre inovação e suas consequências para o agronegócio.
Ao longo dos nove dias da feira, que ocorreu entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, em Esteio, recebeu cerca de 30 startups que puderam apresentar as tecnologias que estão desenvolvendo para o setor. Também foram promovidos 17 painéis, 18 palestras, três workshops e mais de 50 episódios de podcasts, além de muita interação do público com o Cusco Tech, o cachorro robô que foi mascote do evento.
Entre as startups participantes está a Insect Protein, que já é incubada no Feevale Techpark de Campo Bom. “O espaço foi excelente pra nós. Lançamos o fertilizante orgânico feito a partir do esterco do tenebrio molitor, o inseto que a gente cria, e teve ótima aceitação. Conseguimos vender várias embalagens da linha casa e jardim. Também usamos o hub para reuniões com possíveis investidores”, conta Mauro Ávila Nunes da Silva, que é CEO e CMO da startup.
O RS Innovation Agro foi realizado pela Prefeitura de Esteio e Universidade Feevale e teve como patrocinador alfa o Banrisul e patrocinadores conexão o BRDE e o Badesul. Também contou com apoio da Virtueyes e produção da MP Pavin Produtora.
LEIA TAMBÉM