REGIÃO METROPOLITANA
Hospital investe em energia renovável e economia de 30% permitirá novos investimentos
Operação de grupo que atende a região e que tem energia 100% renovável recebeu certificação global
Última atualização: 18/07/2024 16:30
Em julho, o Hospital Banco de Olhos São Pietro, em Porto Alegre, passou a abastecer todas as suas operações com energia 100% renovável. A ideia agora é expandir para outras unidades do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas. As ações de adesão ao Mercado Livre de Energia de caráter socioambiental da Instituição foram certificadas pela Gebras (Grupo de Energia do Brasil).
VEJA TAMBÉM: Pizzaria de Campo Bom realiza evento gratuito com arte, negócios e música; veja detalhes
FIQUE DE OLHO: INSPIRAMAIS: Tendências da moda e IA fazem parte do salão de design que inicia na próxima semana
A mudança abastece o hospital com uma energia elétrica totalmente limpa, que representará o volume total de 3.749.760,00 KWh. Segundo a empresa, a economia, cerca de 30% do custo atual, trará sustentabilidade para o hospital e unidades, revertendo em mais investimentos na infraestrutura, e melhorias diretas para os pacientes.
"A inovação e as práticas sustentáveis sempre estão no nosso radar, na busca de ampliar o compromisso ambiental e encontrar ações que possam render avanços na gestão hospitalar e convertidas no atendimento dos usuários", avalia Daniel Giaccheri, sócio-fundador do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas.
O Grupo São Pietro conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, Portão, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá e possui outras práticas ESG dentro de suas operações.
LEIA AINDA: TRENSURB: Trens voltam a circular até as 23 horas a partir da próxima semana; saiba mais
Selo de certificação
A partir da iniciativa o Hospital Banco de Olhos recebeu o selo I-REC (International Renewable Energy Certificate), que é um sistema global de certificação que assegura a origem de energia renovável. Ele funciona como um mecanismo que permite aos consumidores e empresas rastrear e comprovar que uma determinada quantidade de eletricidade consumida foi gerada a partir de fontes renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa.
Ao adquirir certificados I-REC, consumidores e empresas incentivam a produção de energia limpa. Isso ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promove um desenvolvimento sustentável.