O Hospital Regina, de Novo Hamburgo, elevou sua certificação internacional em cirurgia bariátrica. A instituição, que possui certificação nesta especialidade desde 2012, foi acreditada, em fevereiro de 2023, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) através da World Medical Accreditation (WMA), certificadora internacional especializada na área médica. Neste ano, foi mais uma vez certificado pela WMA, desta vez elevando o nível de IQ1 para IQ2.
“Para o Hospital Regina é de muita alegria esta recertificação, que destaca, mais uma vez, o trabalho de excelência desenvolvido diariamente nas mais diversas áreas de atendimento e o amor ao nosso paciente”, ressalta a Irmã Agnes Biesdorf, que é a diretora geral do Hospital Regina.
Citada pelo alto nível em organização e assistência, a instituição também teve a qualidade auditada e certificada pelo capítulo Latino Americano da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO).
As cirurgias
Em 2023, foram 112 cirurgias bariátricas em pacientes com média de idade prevalente de 31 a 50 anos, a maioria deles de mulheres (78%).
A instituição de saúde informou que durante o período não registrou nenhuma internação em UTI após o procedimento, nenhuma reintervenção cirúrgica e reinternação em até 30 dias após o procedimento, o que, segundo o hospital, reforça a excelência no serviço.
“A maior consequência da acreditação hospitalar em Cirurgia Bariátrica e Metabólica é a segurança para os pacientes, ou seja, melhores resultados. Essa segurança é alcançada pela melhor qualidade do atendimento realizado em todas as áreas por onde o paciente passa no Hospital Regina. E essa qualidade é decorrente do treinamento e execução de condutas desenvolvidas pela instituição, que reacreditada periodicamente há mais de dez anos por entidades idôneas nacionais e internacionais”, destaca o cirurgião bariátrico do Hospital Regina e responsável técnico do SAO (Serviço de Atendimento ao Paciente Obeso e Metabólico), Carlos Frota Dillenburg.
A certificação
A Sociedade Brasileira e a WMA verificam todos os fatores que envolvem o cuidado com o paciente bariátrico, desde a preparação pré-operatória à avaliação após a cirurgia, além de inspeção da estrutura física, mobiliário, insumos e equipamentos do setor, entre outros fatores.
LEIA TAMBÉM