A vinda da Havan para Novo Hamburgo vem sendo divulgada desde 2019. Desde então, vários entraves permearam o (quase) investimento, e no começo de 2024, após questionamentos da reportagem do ABCMais, a Prefeitura informou que o projeto havia sido arquivado.
LEIA TAMBÉM: Canoas terá novo hospital e investimento vai gerar 1,2 mil vagas de emprego
VEJA AINDA: DIA DOS PAIS: Comércio aposta em liquidações e eventos para retomar as vendas
Quando parecia ter sido deixado de lado, o empresário Luciano Hang, proprietário da rede varejista, reacendeu o tema ao passar por Novo Hamburgo na última quarta (7) e visitar a área onde pretende construir a nova loja, um terreno às margens da BR-116, próximo ao I Fashion Outlet.
O irmão do empresário e gerente de expansões da rede, Nilton Hang, confirmou ao ABCMais em entrevista, também na quarta, que a empresa não desistiu da cidade e de que está em tratativas com a Prefeitura para reabrir o projeto milionário.
No entanto, a Prefeitura afirmou, em nota enviada pela assessoria de imprensa nesta quinta-feira (8), que a empresa não fez contato com a administração municipal.
“A Havan precisa entrar com um novo projeto junto à Prefeitura. Até o momento, não há nenhuma movimentação registrada neste sentido na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação”, disse em nota.
O arquivamento, de acordo com a Prefeitura, ocorre quando um processo fica parado por mais de 90 dias. “O arquivamento nestes casos faz parte do procedimento formal previsto na Lei 2946/2016”, explica.
Relembre o caso
Os empresários da rede de varejo começaram a elaborar o projeto em 2018. O anúncio oficial da vinda da Havan para Novo Hamburgo foi feito um pouco depois, em 2019. De lá para cá, ocorreram diversos entraves administrativos, além de questões envolvendo a pandemia e, recentemente, as enchentes.
No início de 2024, a Prefeitura de Novo Hamburgo informou que o projeto da empresa havia sido arquivado.
A empresa varejista não deu detalhes sobre o que ocasionou a pausa no projeto. Na última quarta-feira (7), Nilton Hang afirmou que o projeto deverá ser retomado após trâmites junto à Administração Municipal serem concluídos. Mas, segundo a Administração, a empresa ainda não entrou com um novo projeto.
A expectativa da empresa é sanar as dificuldades e inaugurar a loja hamburguense em 2025. Geralmente, as lojas da rede são erguidas de forma rápida, em cerca de 90 dias.
Caso o processo avance, o investimento por parte da Havan deve ficar na casa dos R$ 25 milhões e gerar 150 empregos.
LEIA TAMBÉM