VAI OU NÃO VAI?
HAVAN: Projeto de megaloja será retomado em Novo Hamburgo? Veja o que diz o prefeito eleito
Empreendimento de R$ 25 milhões da Havan é esperado desde 2018
Última atualização: 14/11/2024 14:06
A Havan vem ou não vem para Novo Hamburgo? Essa tem sido uma das perguntas dos moradores do Município e da região nos últimos anos. A família Hang chegou a anunciar as obras no terreno junto à BR-116, próximo ao I Fashion Outlet, mas o projeto acabou sendo arquivado. Agora a expectativa é para saber se ele será retomado na gestão de Gustavo Finck.
LEIA TAMBÉM: Tirolesa curvada e escada no céu: Conheça o primeiro parque vertical do mundo com investimento do Shark Tank Brasil
CONFIRA: AEROPORTO: Veja os impactos da reabertura do Salgado Filho no turismo e nos negócios do RS
Em agosto deste ano, o gerente de expansões da rede, Nilton Hang, disse, em entrevista ao ABCMais, que a empresa não havia desistido da cidade e de que estariam em tratativas com a Prefeitura para reabrir o projeto milionário. A Prefeitura informou, na época, que não havia sido procurada pela varejista e que o projeto foi arquivado após ficar parado por mais de 90 dias, seguindo trâmites legais.
Nesta terça-feira (22), durante agenda com representantes de entidades lojistas do Município, Finck afirmou que já foi procurado por representantes da empresa e que a mega loja será erguida em 2025. "Queremos entregar a licença (para liberação das obras) no primeiro dia de governo", ressalta o prefeito eleito.
A reportagem do ABCMAis procurou o empresário Nilton Hang, assim como o responsável pela captação de terrenos para a empresa, Flávio Moreno, mas não obteve retorno até a publicação deste conteúdo.
VEJA AINDA: Prefeito eleito abre prazo para Visac apresentar relatório sobre os problemas do transporte coletivo
Idas e (quase) vindas
Os empresários da rede de varejo começaram a elaborar o projeto em 2018. O anúncio oficial da vinda da Havan para Novo Hamburgo foi feito um pouco depois, em 2019. De lá para cá, ocorreram diversos entraves administrativos, além de questões envolvendo a pandemia e, recentemente, as enchentes.
A empresa varejista não deu detalhes sobre o que ocasionou a pausa no projeto. Em agosto, Nilton Hang afirmou que o projeto seria retomado após trâmites junto à Administração Municipal serem concluídos. Mas segundo a Prefeitura, a empresa não entrou com um novo projeto junto à secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
O prefeito eleito Gustavo Finck afirma que já está em negociações para que a Havan seja instalada em 2025. Geralmente, as lojas da rede são erguidas de forma rápida, em cerca de 90 dias.
Caso o processo avance, o investimento por parte da Havan deve ficar na casa dos R$ 25 milhões e gerar 150 empregos.