Depois de ter o projeto arquivado pela Prefeitura de Novo Hamburgo e ter evitado manifestações sobre a unidade no Município nos últimos meses, a Havan volta a ser assunto na região. O empresário Luciano Hang esteve em Novo Hamburgo na tarde desta quarta-feira (7).
ACOMPANHE: DIA DOS PAIS: Comércio aposta em liquidações e eventos para retomar as vendas
LEIA TAMBÉM: Após queda no número de empregos, indústria calçadista deve se recuperar no segundo semestre; entenda
Antes de verificar a área em que pretende construir a nova loja, o empresário esteve em Estância Velha e falou com admiradores na Sociedade Esportiva Atlântico. O espaço foi o escolhido para o pouso do helicóptero que levava a família Hang.
O gerente de expansão da rede, Nilton Hang, irmão do empresário Luciano Hang, confirmou à reportagem do ABCMais que as tratativas junto à Prefeitura de Novo Hamburgo continuam.
“Nós não desistimos da cidade. Projeto foi arquivado sim, mas estamos em negociações com a Prefeitura”, conta. No dia seguinte, a administração municipal se manifestou sobre o assunto. Leia aqui.
A expectativa, conforme o gerente de expansão da rede varejista, é que a unidade inaugure em 2025, provavelmente no primeiro semestre. “Teremos uma Havan em Novo Hamburgo”, afirma.
Ainda conforme Nilton Hang, o projeto inicial não deve sofrer alterações. A estimativa é de que o investimento fique na casa dos R$ 25 milhões e gere 150 empregos.
Quem acompanha o processo desde o início é Flávio Moreno, que atua na captação de terrenos para execução de obras da empresa. “Vai vir coisa boa para Novo Hamburgo”,ressalta Moreno.
O terreno em que, caso tudo ocorra bem, a loja será construída, fica junto à BR-116, em área próxima ao I Fashion Outlet.
VEJA AINDA: EMPREGO: Sem Havan, Stok Center muda de endereço e abre 200 vagas em Novo Hamburgo; veja como se candidatar
A visita
Cleiton Stein, 41, anos, é proprietário de um restaurante e lancheria em frente ao campo do Atlântico, e conta que o helicóptero com Luciano Hang chegou ao local, em Estância Velha, às 14h50 desta quarta-feira (7). “Ele desceu e já saiu logo pra um táxi. Ficou uns 40 minutos fora e voltou às 15h30 e aí atendeu o pessoal, tirou fotos e distribuiu bonés”, comenta o empresário, que aproveitou para tirar fotos com Hang.
O campo do Atlântico fica próximo ao terreno em que a unidade hamburguense deverá ser construída.
Entenda o caso
O anúncio da vinda da Havan para Novo Hamburgo foi feito em 2019. De lá para cá, ocorreram diversos entraves administrativos, além de questões envolvendo a pandemia e, recentemente, as enchentes.
No início de 2024, a Prefeitura de Novo Hamburgo informou que o projeto da empresa havia sido arquivado. De acordo com a Administração Municipal, por meio de nota em janeiro deste ano, o processo, que rege as aprovações do projeto, ficou parado por mais de 90 dias e o arquivamento nestes casos faz parte do procedimento formal previsto na Lei 2946/2016.
A empresa varejista não deu detalhes sobre o que ocasionou a pausa no projeto. Nesta quarta-feira (7), Nilton Hang afirmou que o projeto deverá ser retomado após trâmites junto à Administração Municipal serem concluídos.
A expectativa da empresa é que a loja possa ser inaugurada no próximo ano. Geralmente, as lojas da rede são erguidas em 90 dias.
Colaborou: Dário Gonçalves
LEIA TAMBÉM