O Grupo Carrefour iniciou um processo de desinvestimento nas unidades da bandeira Nacional. Os supermercados da rede registram déficit há um tempo, e a venda das bandeiras faz parte de uma estratégia que busca maximizar o retorno de ativos. A rede BomPreço também deverá deixar de existir.
VEJA TAMBÉM: Saiba como ficam os negócios com o Brasil a partir do fim do imposto de importação da Argentina
FIQUE DE OLHO: ATACAREJO: Gigante do setor inaugura loja no RS e confirma a de Novo Hamburgo; veja para quando
A venda da bandeira Nacional começou pela cidade de Curitiba, no Paraná. Em comunicado ao mercado nesta terça (3), o grupo francês informou que se desfez de oito pontos da bandeira Nacional na cidade.
A rede Muffato comprou quatro lojas e a rede Festval comprou as outras quatro unidades da marca. Anteriormente, o grupo já havia vendido unidades BomPreço para o mercado imobiliário.
O Carrefour não abriu o valor das vendas desta terça-feira, mas o CFO Eric Alencar disse ao Brazil Journal que espera levantar entre R$ 400 milhões e R$ 450 milhões com as vendas das 64 lojas — o equivalente a um terço do faturamento da operação.
No Rio Grande do Sul, são 47 unidades e todas estão à venda. Em Novo Hamburgo, uma loja Nacional já havia sido fechada, apenas a do bairro Hamburgo Velho segue aberta. Em abril deste ano, o Grupo Imec adquiriu unidades da bandeira Nacional localizadas no litoral norte do RS.
Outra bandeira do grupo francês que já teve lojas vendidas foi a da rede TodoDia, incluindo fechamento de unidades no Vale do Sinos e no Vale do Paranhana. Em janeiro, o encerramento das atividades dos hipermercados da marca Carrefour mexeu com a comunidade em São Leopoldo e Esteio. O encerramento trouxe dúvidas sobre o andamento do negócio em Novo Hamburgo. Por enquanto, a unidade Carrefour, no Centro, segue ativa.
O desinvestimento em marcas específicas da rede busca simplificar a operação do grupo supermercadista que deve agora investir nas suas principais 3 bandeiras: Carrefour, Atacadão e Sam’s Club.
Vale lembrar que tanto a bandeira Nacional quanto a BomPreço foram adquiridas pelo Grupo Carrefour após negociação bilionária com o Grupo BIG.
LEIA TAMBÉM