abc+

POLÊMICA

Governo revoga mudanças no Pix após fake news e repercussão negativa

Decisão foi divulgada nesta quarta-feira pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 15/01/2025 às 16h:32
Publicidade

Diante da circulação de informações falsas, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou nesta quarta-feira (15) que o órgão irá revogar a nova fiscalização do Pix.

De acordo com ele, a Receita irá investigar e responsabilizar as pessoas, junto com a AGU e a Polícia Federal, que disseminaram fake news e fizeram o uso do nome e do símbolo do órgão para dar golpe.

Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado | abc+



Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado

Foto: Agência Brasil

A declaração aconteceu no Palácio do Planalto, após reunião do secretário com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi feita ao lado do advogado-Geral da União, Jorge Messias, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Barreirinhas destacou que nos últimos dias as pessoas distorceram e manipularam o ato normativo da Receita, o que prejudicou milhões de pessoas e gerou pânico na população. Conforme ele, esse movimento desacreditou o método de pagamento.

“Por conta dessa continuidade do dano, da manipulação desse ato da Receita, eu decidi revogar esse ato”, afirmou. 

Medida revogada

Uma instrução normativa da Receita, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, obrigava instituições financeiras a informar movimentações, incluindo via Pix, acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e de R$ 15 mil para pessoas jurídicas.

Sob a nova regulamentação, todas as movimentações de pagamentos instantâneos e de cartões de crédito que ultrapassassem os valores estipulados em um mês seriam reportadas à Receita Federal, permitindo um controle e fiscalização mais efetivos dessas transações.

*Com informações de Estadão.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade