COUREIRO-CALÇADISTA
FIMEC: Feira terá novidades em 2025; veja quais calçados e bolsas serão produzidos na Fábrica Conceito
Detalhes da fábrica em tempo real foram apresentados nesta terça-feira (3), em Novo Hamburgo
Última atualização: 03/12/2024 15:41
Um espaço para a produção de calçados em tempo real, utilizando tecnologia, pessoas qualificadas e sustentabilidade. Assim é a Fábrica Conceito, que terá sua 15ª edição durante a Fimec -Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, em Novo Hamburgo, entre 18 e 20 de março de 2025, na Fenac, em Novo Hamburgo.
LEIA TAMBÉM: Saiba como ficam os negócios com o Brasil a partir do fim do imposto de importação da Argentina
A fábrica ocupa um espaço nobre da feira, no piso inferior, logo na entrada do evento. Ela é realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), em parceria com a Fenac e Coelho Assessoria Empresarial, que divulgaram as novidades da próxima edição durante coletiva realizada nesta terça-feira (03).
A Fábrica Conceito 2025 terá como marcas parcerias a Piccadilly, de Igrejinha, a Novopé, de Novo Hamburgo, a Arezzo & Co, de Campo Bom, e a Marluvas, de Dores de Campos (MG). Além disso, o Senai estará presente mais uma vez com cerca de 100 alunos, na produção de chuteiras e também na produção das bolsas da Arezzo.
"A Fábrica Conceito é um momento incrível em que conseguimos trazer o ambiente que se familiariza com o produtor de calçado, onde ele consegue entender não só o maquinário, o processo, a matéria-prima, mas a aplicação direta olhando a produção acontecer em tempo real", define o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, que também celebra o sucesso antecipado da próxima edição da feira. "Já temos 10 mil metros, dentro de estandes, vendidos. Vamos chegar a 11 mil metros, sendo a maior Fimec realizada até hoje."
O presidente-executivo do IBTeC, Valdir Soldi, ressaltou a diversidade de calçados que serão produzidos na edição de 2025. "A Fimec é uma feira de grande importância e para nós,como instituto, participar é fundamental. Cada ano tentamos mudar, fazer algo diferente, diversificar o produto. E teremos isso com as marcas parceiras. E é uma forma de trazer visibilidade ao trabalho do IBTeC."
O espaço dentro da Fimec terá 1,6 mil metros quadrados e envolvimento de mais de 80 empresas, contando também com fornecedores de insumos, componentes, sistemas de gestão, embalagens, fabricantes, entre outros.
A parceria com o Senai
A fábrica Conceito tem um outro lado muito importante: aproximar os jovens da indústria do calçado. Luís Coelho, da Coelho Empresarial, lembra da necessidade de estimular os jovens e o trabalho do Senai faz toda a diferença neste processo.
"Trouxemos para esta edição grandes parceiros como a Piccadilly, que participa pela primeira vez e celebra 70 anos em 2025, a Arezzo que estará mais uma vez e foi a primeira parceria lá em 1995, quando ainda era uma fábrica modelo na feira Couromoda. Temos também a Novopé, trazendo pela primeira vez para a fábrica pares infantis. E o Senai, de extrema importância para estimular o jovem, mostrar para ele que a indústria de calçado evoluiu, se modernizou e que a remuneração pode ser muito boa", afirma.
De acordo com o gerente de operações do Senai, Alexandre Costa, serão produzidas duas chuteiras. A arte foi desenvolvida por uma aluna do curso Artefatos de Couro, durante um desafio de desenho criativo. "Nosso grande objetivo da feira, diferente de outros parceiros, é lançar não um produto, mas um projeto construído pelos alunos."
Serão dois modelos. Uma chuteira de campo com solado em PVC e modelo de futsal. "Buscamos algo que conectasse o jovem a feira. Serão cerca de 100 alunos envolvidos neste processo", explica.
FIQUE DE OLHO: IPVA 2025: Até 28% de desconto e novidade no calendário; o que você precisa saber sobre o pagamento que começa na próxima semana
Calçados da Piccadilly
A marca de Igrejinha produzirá 500 pares durante a Fimec. Serão dois modelos: um scarpin e tênis. "Queremos mostrar que Piccadilly pode atender diversos públicos. Somos uma empresa que vem se reinventando, trazendo inovação, sustentabilidade e conforto", diz a analista de inovação da marca, Roberta Klein.
Linha infantil
A Novopé apresentará na feira dois modelos de calce fácil para crianças. Um modelo mais clássico e outro mais alegre, com "luzinhas piscantes" no solado.
VEJA AINDA: Projeto de internacionalização do setor calçadista tem vagas abertas; confira como participar
Bolsas da Arezzo
A Arezzo terá três modelos de bolsas produzidas na Fábrica Conceito 2025. Um modelo pequeno, de festa. Um modelo de bolsa média, também social. E um modelo maior e mais clássico. Ao todo, serão entre 100 e 150 bolsas entregues durante a feira.
Pares da Marluvas
Já a Marluvas vai produzir entre 500 a 600 pares distribuídos em dois modelos de calçados de segurança, sua especialidade. Um deles lembra um tênis e é feito de knit e é anticorte. O outro, é estilo botinha feita em microfibra.