EM NOVO HAMBURGO
FIMEC 2024: ESG faz parte das soluções apresentadas por empresas da região na feira coureiro-calçadista
Fimec começou nesta terça-feira reunindo negócios e sustentabilidade
Última atualização: 12/03/2024 19:32
A Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes iniciou nesta terça-feira (12), na Fenac, em Novo Hamburgo, reunindo os profissionais da cadeia do couro e calçado. Estandes e corredores movimentados deram o tom do primeiro dia de feira: novidades e muitos negócios. E o ESG é um dos pilares do setor que levou para a feira diversas iniciativas de governança ambiental, social e corporativa.
A Killing S.A. Tintas e Adesivos, de Novo Hamburgo, por meio da marca Kisafix, tem uma linha inteiramente sustentável. As tintas e adesivos à base de água permitem, além dos benefícios para a empresa calçadista e meio ambiente, um espaço de trabalho mais salubre para os colaboradores.
"Fizemos uma pesquisa com os clientes para identificar onde estava a demanda em adesivos e componentes do processo no quesito da sustentabilidade. Hoje, temos na fábrica 100% de redução de compostos orgânicos voláteis, isso nos produtos à base d'água e hotmelt. Desta forma, a exposição para o trabalhador é mais salubre do que no processo com solvente", conta a analista de desenvolvimento de produto Katiucia Jung.
A RR Componentes, de Três Coroas, também está na edição 2024 do evento e tem a sustentabilidade em ações internas e também no reaproveitamento de materiais que retornam para a cadeia do calçado.
"Temos um projeto em que fazemos toda a separação de lixo da empresa e também na varrição dos saldos de tiras, em todo o processo que gera a sobra, o resíduo, limpamos e reutilizamos. Vira um novo produto e com características únicas", conta a coordenadora de vendas da empresa Carina Lorenzo.