EM NOVO HAMBURGO
FIMEC 2024: Edição de 2025 já está confirmada; veja quando será o evento calçadista
Diretor-presidente da Fenac confirmou a próxima edição da feira
Última atualização: 14/03/2024 19:20
A Fimec - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, que recebeu cerca de 20 mil profissionais do setor calçadista nos três dias de evento, já confirmou sua próxima edição.
A feira, que ocorreu entre a última terça-feira, e esta quinta (14), na Fenac, em Novo Hamburgo, será realizada no próximo ano entre os dias 18 e 20 de março.
Sobre a edição de 2024, compradores, visitantes e a organização do evento, ficaram satisfeitos com o resultado. "Entregamos uma grande feira. E uma feira bastante qualificada. Tivemos muitos visitantes estrangeiros e, entre eles, a volta dos argentinos, o que é muito bom para o comércio bilateral", destaca o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung.
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (abrameq), André Nodari, ressaltou a importância do espaço dedicado ao segmento do couro. "Tivemos entre os visitantes os principais produtores de couro do Brasil. Tivemos a insistência de trabalhar o couro na feira e vemos, ano a ano, uma participação ainda mais expressiva."
Produto sustentável
Entre os lançamentos da Artecola, que tem matriz em Campo Bom, na Fimec, estava o contraforte chamado Ecofibra Sport que apresenta biomassa em sua composição. O produto se alinha às práticas ESG, de Economia Circular e Carbono Neutro da empresa.
"É voltado para calçados esportivos de alta performance. Lançamos a armação mais fina, 44% menos de espessura e peso e com 30% de fibra de cana-de-açúcar. E como vendemos isso? Mostrando o desempenho do produto e tendo uma equipe preparada para isso", afirma o gerente de Marketing da empresa, Jairo Korndoerfer.
O gerente avalia a feira uma grande oportunidade de relacionamento. "Para o setor de componentes, como é nosso caso, feiras como a Fimec são muito de relacionamento. As pessoas conferem as novidades e combinamos as testagens na fábrica. entre três e seis meses que conseguimos ter uma noção clara do que a feira nos gerou", completa.
Desde a primeira edição
E tem empresa da região presente desde a primeira edição da Fimec, quando ela ainda não tinha esta nomenclatura e fazia parte da Festa Nacional do Calçado. É a Máquinas Kehl, de Novo Hamburgo.
"Meu pai (Osvino Kehl) fala muito sobre isto, e tem o maior orgulho de sermos expositores desde 1963 - quando a primeira feira realizada pela Fenac ocorreu no Palácio de Comércio, o prédio da ACI- e sermos o único expositor daquela edição que ainda está em atividade e não deixou de comparecer a nenhuma edição", conta Marcelo Kehl, que dirige a empresa ao lado do irmão Leandro e conta também com os irmãos Luiz e Marcos.
Marcelo recebeu a visita de Marcio Jung na última quarta (13), durante a Fimec. O diretor-presidente da Fenac fez questão de registrar o momento com a flâmula da edição número um da feira.
Sobre a Fimec 2024, Marcelo Kehl comemorou as visitas e negócios gerados. "Foi, sem dúvida, a melhor feira dos últimos 10 anos. Meu irmão que cuida da parte das peças disse que nunca viu tanta encomenda para ser entregue em uma Fimec. O movimento foi grande e de muita gente de fora. Nosso gerente de exportação nem ia para Peru e Equador agora, mas terá que ir porque fecharemos negócios por lá", conta.