abc+

AGORA VAI!

Fenac divulga data de inauguração do Centro de Inovação Tecnológica; veja quando será

O CIT será espaço para fomentar a inovação e o empreendedorismo e conta com a parceria de empresas e instituições

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 12/09/2024 às 15h:31 Última atualização: 12/09/2024 às 16h:08
Publicidade

O Centro de Inovação Tecnológica (CIT)  de Novo Hamburgo, que fica no bairro Canudos, vai inaugurar ainda este ano. A confirmação foi feita pela Fenac, que fará a governança do espaço, nesta quinta-feira (12) com exclusividade ao ABCMais. E já há previsão de data de inauguração.

CIT Novo Hamburgo deve inaugurar em outubro deste ano | abc+



CIT Novo Hamburgo deve inaugurar em outubro deste ano

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Conforme o diretor executivo da Fenac, Lívio Bruno, a inauguração está sendo planejada para acontecer após as eleições, no dia 19 de outubro. “O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) já é uma realidade para o Município de Novo Hamburgo. A ativação do Hub de Inovação conta com grandes fundadoras: Unimed Vale dos Sinos, Sicredi Pioneira, Killing S.A. Tintas e Adesivos e Cigam Software de Gestão”, diz o diretor que também destaca os outros parceiros do centro de inovação da cidade.

“Além dos fundadores, temos a SX Negócios na modalidade mantenedora e empresas como a OTMZ e Mave Tecnologia na condição de membros. O ecossistema ainda tem como credenciados instituições sem fins lucrativos, que rodarão programas e projetos voltados a inovação e empreendedorismo, como: a Fundação Liberato, Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Faculdade de Tecnologia (FTEC), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq) e câmara dos Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH).

Além disso, a Administração Municipal também terá participação no CIT. “O Município também terá participação promovendo a área de robótica e informática no setor de educação, além de contar com a parceria fundamental do Sebrae desde o início do projeto”, explica Lívio Bruno.

O CIT

A construção do Centro de Inovação Tecnológica iniciou em 2018 e ficou pronta em 2020. Ao todo, foram investidos R$ 7,8 milhões, sendo R$ 7,05 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante dos cofres municipais, pois o Município não conseguiu terminar a obra antes de encerrar o contrato com o órgão internacional. A verba foi empenhada para a estrutura física, sem aquisição de mobiliário ou equipamentos.

A definição da Fenac na governança do centro foi definida em agosto de 2023.Entre as atribuições estão: definir estratégias de inovação; conduzir os processos de credenciamento e seleção de empresas, startups, fundações de pesquisa e outros que serão parceiros e usuários do CIT, monitorar resultados alcançados e buscar e apoiar fontes de financiamento.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade