abc+

NEGÓCIOS

Feira italiana gera mais de 21 milhões de dólares e abre novos mercados para calçadistas brasileiras

Expo Riva Schuh contou com diversas marcas da região; veja detalhes

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 16/01/2025 às 11h:21 Última atualização: 16/01/2025 às 11h:22
Publicidade

As negociações internacionais da indústria calçadista brasileira neste início de ano trazem boas perspectivas para o setor. A edição de inverno da feira italiana Expo Riva Schuh, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de janeiro, em Riva del Garda, na Itália, terminou com a comercialização de 375 mil pares, que geraram mais de US$ 5,4 milhões.

LEIA TAMBÉM: INSPIRAMAIS: Grupos internacionais buscam soluções sustentáveis e inovadoras; veja detalhes do evento

Bischoff Group, de Igrejinha, participa da feira italiana há 15 anos | abc+



Bischoff Group, de Igrejinha, participa da feira italiana há 15 anos

Foto: Divulgação/Abicalçados

Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 1,6 milhão de pares e US$ 21,3 milhões. Os resultados apresentados na 102ª edição do evento são superiores aos registrados na edição de janeiro do ano passado. A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“Nesta edição apresentaram, mais uma vez, mudanças que deverão impactar nos resultados do evento a curto, médio e longo prazos. As empresas brasileiras, em sua maioria, já estão há mais de uma, duas décadas nesse evento e colhem os frutos da participação consistente, que evidencia o comprometimento da indústria calçadista brasileira com o mercado internacional”, destaca a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli.

CONFIRA: INSS: Aposentadorias e pensões têm aumento em 2025; confira os novos valores e quando o dinheiro entra na conta

Região marca presença

Uma das empresas que participou da feira é a Bischoff Group, de Igrejinha, no Vale do Paranhana. O gerente de exportação do grupo, Henrique Galhego, ressalta que a continuidade de uma estratégia para a exportação é fundamental para se obter bons resultados.

“Estamos há anos plantando essa semente que colhemos nesta feira. A visitação foi, realmente, excelente, acima do esperado com a abertura de novos clientes e mercados como Iugoslávia, Inglaterra, Polônia, Palestina e Irlanda. Fizemos também a manutenção de clientes com pedidos de amostras e efetivados in loco”, comenta Galhego, ao sinalizar também que um efeito imediato da eleição de Donald Trump para presidência dos Estados Unidos é a preocupação de empresas com as suas produções na Ásia, tanto americanas quanto do Reino Unido, já que há uma discussão de um possível aumento de impostos.

“Nesta feira, algumas empresas já começaram a se movimentar procurando o Brasil, por ser um país com qualidade e preço justo para exportar”, afirma.

A empresa Awana, de Campo Bom, no Vale do Sinos, também marcou presença na edição. Durante o atendimento, o product developer da empresa, Milton Möller desenvolveu novos calçados que depois serão fabricados no Brasil e exportados. “A Expo Riva Schuh é a nossa principal feira, viemos para a edição de janeiro sabendo que ela é menos forte em relação a de junho, mas tivemos uma boa reação em relação ao calçado mais casual, formal. A edição foi, inclusive, surpreendente, tivemos novos contatos”, ressalta Möller, ao salientar que um dos mercados com o qual fecharam pedidos de amostra foi a Inglaterra.

Participaram da feira italiana com o apoio do Brazilian Footwear as marcas Actvitta, Ala, Andacco, Arezzo, Awana Group, AXG Export, Azaleia, Beira Rio, Bibi, Boaonda, BR Sport, Capelli Rossi, Cartago, Comfortflex, Copacabana, Democrata, Grendha, GVD International, Jorge Bischoff, Klin, Levecomfort, Leveterapia, Loucos & Santos, Madeira Brasil, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Pampili, Petite Jolie, Piccadilly, Polo Go, Ramarim, Schutz, Stéphanie Classic, Valentina, Vizzano, Werner, Zatz e Zaxy.

*Com informações da Abicalçados.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade