abc+

AGRONEGÓCIO

Feevale e prefeitura de Esteio assinam ordem de início para construção do Hub Agro

Obras no Parque da Expointer iniciam na próxima semana e devem ser concluídas em oito meses

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 08/02/2024 às 16h:33 Última atualização: 08/02/2024 às 18h:36
Publicidade

Foi assinada, nesta quinta-feira (8), a ordem de início para as obras do Hub Agro, um espaço permanente dentro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, voltado para fomentar empresas e profissionais para criação de soluções para o agronegócio. O projeto tem parceria com a Universidade Feevale, que será responsável pela administração do local.

Prodanov e Pascoal em reunião para assinatura da ordem de início | abc+



Prodanov e Pascoal em reunião para assinatura da ordem de início

Foto: Andrieli Siqueira/Universidade Feevale

A solenidade, que aconteceu na prefeitura de Esteio, contou com as presenças do prefeito, Leonardo Pascoal, que assinou o documento, do reitor da Feevale, Cleber Prodanov, e da subsecretária do Peeab, Elizabeth Obino Cirne-Lima, entre outras autoridades.

Lançado em 27 de agosto do ano passado durante a 34ª Expointer, o Hub Agro adotará uma metodologia de trabalho de acordo com os pilares de desenvolvimento da cultura da inovação e empreendedorismo do município de Esteio. Estão previstas diversas ações como, por exemplo, a capacitação de empreendedores, seleção de empreendimentos para pré-incubação, mentorias especializadas para gestão da inovação em empresas consolidadas e realização dos desafios Startup Plus e Startup Teens, entre outros.

Conforme o prefeito Leonardo Pascoal, o ato marca um momento importante não só para o município e para a Universidade, mas também para o RS. “Materializa o início desse tão sonhado ecossistema de inovação dentro do Parque Assis Brasil, voltado para a cadeia do agronegócio, que é o que mais temos de potencial na economia do estado. Tenho certeza de que vamos ser o catalizador de outras iniciativas que vão se consolidar a partir disso, e é uma responsabilidade muito grande, para todos nós, por isso vamos trabalhar para que tudo dê certo”, diz.

Prodanov lembrou que a universidade sempre teve a preocupação de possuir uma estrutura permanente no parque, e a concretização do projeto fará com que o hub do agronegócio seja um local de referência, de desenvolvimento e de inteligência para os produtores e empresários. “A prefeitura de Esteio sempre foi uma grande parceira, e estarmos juntos com o Hub Agro poderá proporcionar uma reconfiguração no parque, com atividades e pesquisas durante todo o ano”, avalia.

O projeto

O prédio terá dois andares com 118,8m², e contará com espaços de coworking, administrativos e auditório. A construção ficará por conta da Sanraupp Manutenção e Construções Ltda, empreiteira que venceu o processo licitatório para a execução do projeto. Serão investidos R$ 595,4 mil nas obras, que se iniciam no dia 19 de fevereiro. A previsão é que o projeto seja concluído em oito meses.

A expectativa é que sejam incubadas cerca de 30 empresas no espaço. O objetivo é desenvolver projetos em todas as áreas do conhecimento, focando em empresas e negócios. Isso deverá contribuir com a diversificação da economia do Município e do Estado, observando, de maneira mais efetiva, as questões do agronegócio.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade