NOVOS PARTICIPANTES

EXPOINTER: Filhotes de caprinos da raça Boer e terneiros nascem no primeiro dia do evento

Existe uma tradição de expositores programarem a inseminação de animais para que os nascimentos ocorram durante a feira

Publicado em: 26/08/2023 22:35
Última atualização: 16/06/2024 11:38

A Expointer 2023 começou neste sábado (26) e, além das atrações da programação do evento, o nascimento de filhotes foi um dos destaques do primeiro dia da feira. Neste sábado, nasceram seis caprinos da raça Boer e dois terneiros.

Segundo o médico-veterinário José Arthur Martins, que trabalhou durante 44 anos na Expointer e chegou a ser subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, onde ocorre o evento, existe uma tradição de expositores programarem a inseminação de animais para que os nascimentos ocorram durante a Expointer.

Antes da abertura oficial, pelas 5h30 da manhã, nasceu o terneiro da vaca Águia e do touro Patrimônio. Os animais são da Cabanha Zebusul, de Gravataí. Vitor Hugo Fin, 62 anos, comemora o nascimento do animal. "Eu praticamente nem dormi essa noite. A vaca estava para ganhar, então tive que dar umas voltas com ela por aqui, e logo nasceu. Ainda não temos um nome para ela", afirma.


Vitor Hugo Fin, 62 anos Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Já com a feira oficialmente aberta, às 9 horas, a cabra Bacamarth deu à luz duas fêmeas e durante a tarde, mais uma. Ela pertence ao produtor Tiago Hoelzel Staub, da Cabanha Staub, de Rio Pardo.


EXPOINTER: Filhotes nascem no primeiro dia do evento Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi

Às 11 horas, a vaca FST Victoria Harlem pariu FST Evidências, que foi batizada com o nome da música de Chitãozinho e Xororó. A terneira é filha de FST Victoria Harlem, que foi Campeã Vaca Adulta em 2021, e de FST Poll Blockchain Poll B50, Grande Campeão da Raça Simental-Fleckvieh em 2022. Os animais pertencem ao expositor Dirceu Borges de Assis, Filhos e Netos, da Fazenda Santa Terezinha, localizada no município de Jaquirana. 


EXPOINTER: Filhotes nascem no primeiro dia do evento Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi

À tarde, nasceram dois machos e uma fêmea da cabra Maia. O animal pertence a Cléo Francisco da Silva, da Cabanha São Francisco, de Vila Langaro. 

A fiscal estadual agropecuário Renata Marques afirma que não é comum um parto de trigêmeos em caprinos e, no histórico da feira, ainda mais dois no mesmo dia. A médica-veterinária responsável pelo Pavilhão dos Pequenos Animais ressalta que no caso de Maia o fato se tornou mais incomum ainda por ser a sua primeira gestação.

(*) Colaborou: Laura Rolim

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasEconomiaEsteio
Matérias Relacionadas