SAFRA 2023/2024

EXPOINTER: "Esta será a safra da retomada", diz ministro da Agricultura ao chegar no Parque Assis Brasil

Ministro Carlos Fávaro visita a 46ª Expointer nesta quinta-feira juntamente com o ministro da Secom, o gaúcho Paulo Pimenta

Publicado em: 31/08/2023 11:39
Última atualização: 16/06/2024 11:35

Os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, estão na 46ª Expointer nesta quinta-feira (31). Eles vão participar da abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos pontos mais movimentados no Parque Assis Brasil.

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destaca que o próximo ciclo agrícola será "a safra da retomada no Brasil e no Rio Grande do Sul" Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

O ministro da Agricultura destacou que o próximo ciclo agrícola será "a safra da retomada no Brasil e no Rio Grande do Sul", especialmente "por conta de um clima favorável". Nesta terça-feira (29), a Emater/RS-Ascar divulgou sua primeira projeção para a safra 2023/2024.

O Rio Grande do Sul deverá produzir 36,09 milhões de toneladas de grãos em 8,49 milhões de hectares. O crescimento da produção deverá ficar na ordem de 49%. Somente a produção de soja pode crescer até 73%.

Carlos Fávaro também anunciou que recebeu, nesta manhã, a confirmação de que o Brasil passará a exportar carne de frango para Israel.

"É o 42º destino do frango brasileiro. É dificílimo exportar carne de frango para Israel e conseguimos graças à qualidade do nosso produto e de nossos produtores", frisou o ministro. Ele também adiantou que está trabalhando em medidas para socorrer o setor leiteiro.

O ministro Paulo Pimenta destacou os investimentos que o governo federal está fazendo em infraestrutura, que também se refletem em melhorias para o agronegócio.

"Dizia para o ministro Fávaro, na chegada, que vamos fazer todas as melhorias na BR-116, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Somente neste ano vamos investir R$ 150 milhões e, nos próximos dois anos, mais R$ 548 milhões neste trecho", frisou Pimenta.

Após percorrerem a Expointer, os ministros terão reuniões com lideranças do agronegócio, com deputados e senadores da bancada gaúcha e com o governador Eduardo Leite (PSDB). Um dos pontos em discussão é a ampliação do calendário de plantio da soja no Estado, reivindicação antiga dos produtores.

Relação entre governo e agronegócio

Questionados sobre como o governo pretende retomar conexão com o agronegócio, setor com forte apoio a Jair Bolsonaro (PL), os ministros disseram que "a eleição já passou". "Ficarei dois dias aqui na Expointer para estar ao lado do agro, ouvindo o agro e tentando resolver as demandas do agro. Lançamos o maior plano safra da história", disse o ministro Fávaro.

Paulo Pimenta destacou que "queremos recuperar a velha máxima da democracia de que, passada a eleição, o prefeito é de todos, o governador é de todos e o presidente é de todos. Governamos para todos e não somente para quem nos apoiou na eleição", frisou, garantindo que "eventuais dificuldades já foram superadas e o clima agora é de parceria."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasEconomiaEsteio
Matérias Relacionadas