A Expointer, além de trazer o campo para a cidade, é o cenário de novidades que impactam no agronegócio. Dentre elas, está o lançamento das mudas de morango BRS DC25, chamada de fênix.
A novidade vem da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, por meio do Programa de Melhoramento Genético de Morangueiro que, desde 2015, pesquisa a espécie.
Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador Luís Eduardo Corrêa Antunes, já tem viveirista do Vale do Caí, na cidade de Feliz, cultivando a fênix. “Ela tem um fruto mais doce, firme e com produção mais precoce”, descreve, o que permite realizar a colheita entre junho e julho.
- Jumentos voltam à feira após 34 anos e chamam atenção do público com orelhas de 20 centímetros
- Rio Grande do Sul projeta safra de verão quase 50% maior que a anterior, diz Emater
Antunes explica que foram necessários oito anos para chegar à muda ideal porque é preciso vencer etapas de melhoramento, de modo a garantir uma espécie diferenciada. A fênix tem boa produtividade de frutas grandes e pode chegar a 1,2 quilo por planta.
Outro diferencial é que a planta se desenvolve bem em diferentes regiões geográficas, já que foi testada, além de Pelotas, em Caxias do Sul e no Sudeste do Brasil.
O pesquisador chama atenção ainda para a característica comercial, por ter frutos vermelhos e grandes, além de suportar viagens mais longas.
Quem quiser conferir as mudas de fênix, basta visitar o espaço da Emater, onde foi montada uma bancada suspensa de cultivo.
LEIA TAMBÉM