NEGÓCIOS

Expoagas é confirmada em Porto Alegre; veja quando será e o que muda na edição de 2024

Convenção gaúcha de supermercados marca retomada dos grandes eventos em Porto Alegre

Publicado em: 21/06/2024 11:02
Última atualização: 21/06/2024 12:54

A Expoagas 2024 – 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados vai reabrir o calendário de grandes eventos na capital dos gaúchos. Após forte mobilização para a recuperação do Centro de Eventos da Fiergs, a feira supermercadista foi confirmada para os dias 20, 21 e 22 de agosto.


Expoagas 2023 reuniu mais de 62,1 mil pessoas Foto: LARRY SILVA

A confirmação da data original da convenção foi feita pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), realizadora do evento. Em 2023, a Expoagas reuniu 62 mil pessoas e movimentou R$ 652,6 milhões em negócios, congregando 496 expositores no mesmo centro de eventos. 

Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a opção por manter o evento tem relação direta com a reconstrução do Estado e com o apoio que todo o Brasil está prestando aos gaúchos neste momento.

"Entendemos que é hora de darmos as mãos e realizarmos este grande encontro como um propulsor da retomada para toda a economia gaúcha, já que dois terços dos nossos expositores são oriundos do RS e o Brasil quer impulsionar os nossos produtos.

Teremos limitações de peso nos estandes, talvez não tenhamos a mesma estrutura de climatização e de automação na cobrança de estacionamento, mas sem dúvidas faremos a maior e mais qualificada feira de negócios destas quatro décadas de história", afirma.

Expositores

A Agas informou que a situação de expositores atingidos por enchentes e renegociações pontuais serão avaliadas caso a caso.

"Nosso objetivo é que ninguém fique de fora e não mediremos esforços para isso, aproveitando a Expoagas 2024 com seu poder de visibilidade para alavancar estas empresas.

Estaremos trazendo supermercadistas de todo o Brasil e subsidiando sua estadia na serra gaúcha no fim de semana anterior à feira, tanto no evento das Associações Estaduais quanto no Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, que terá sua segunda edição neste ano. Vamos organizar a logística dos aeroportos disponíveis e proporcionar uma vitrine para a indústria gaúcha", antecipa Longo.

O governador Eduardo Leite reforça a importância do evento para a economia do Estado. "É um evento que se somará a este movimento de reconstrução que todos estamos fazendo", destaca.

O que muda na edição deste ano

À exceção da Sala Vip,  a programação se mantém com alguns ajustes no espaço. As palestras magnas e as programações do Agas Jovem e do Agas Mulher, que tradicionalmente são realizadas no Teatro do Sesi, que não será recuperado a tempo, serão reprogramadas para a nova arena do conhecimento, em estrutura com lonas que será montada no estacionamento da Fiergs.

"Construiremos uma arena de qualificação, realizando as palestras em uma área coberta no estacionamento. De todos os nossos 496 expositores previstos no projeto inicial, apenas oito, que ficariam alocados em uma área que chamamos de Sala Vip, exclusiva a convidados, estarão impossibilitados. Vamos procurar remanejá-los a outros espaços ou negociar sua participação para outras edições", explica Longo.

A solenidade oficial de abertura, que ocorreria na manhã do dia 20 de agosto, será antecipada para o jantar de boas-vindas do evento, agora marcado para a noite de 19 de agosto na Casa NTX, também em Porto Alegre.

As palestras do Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) vão para o segundo andar do salão de exposições, juntos dos estandes pré-projetados para pequenas empresas – uma das novidades e sucesso nas últimas edições da feira.

Ajuda Sul

A Agas, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e outras entidades estaduais do setor de todo o País, está realizando ações estratégicas de retomada para a cadeia do abastecimento.

Após a doação de centenas de cestas básicas, camas, carretas de água, colchões e cobertores à população, a entidade está promovendo a distribuição de R$ 1,5 milhão em vale-compras para os supermercados atingidos pelas enchentes, que poderão sortear ou distribuir estes prêmios aos seus clientes.

"É uma forma de apoiar o consumidor final e o comércio, que terá este valor dos vale-compras totalmente aportado pelos clientes nas suas lojas”, resume o presidente da entidade. A Agas está utilizando ainda sua carreta itinerante, tradicionalmente usada para a realização de cursos, para promover atividades culturais e sociais junto à população nas reinaugurações de supermercados.

“Realizamos também seminários semanais para orientar os associados e criamos um comitê de crise. Todo o apoio é importante neste momento e o setor supermercadista mais uma vez será parceiro das comunidades em que atua neste recomeço para os gaúchos", finalizou o presidente da Agas. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas