abc+

OPORTUNIDADE

Evento traz oportunidades no mercado dos EUA para empresas e inventores da Mostratec; veja detalhes

Mindset IPO Day ocorre na Fenac, em Novo Hamburgo, e conta com a presença de representante do consulado norte-americano

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 21/10/2024 às 12h:54 Última atualização: 21/10/2024 às 14h:18
Publicidade

A Mostratec-Liberato, que abre para visitação do público nesta terça (22), na Fenac, em Novo Hamburgo, vai reunir o talento de jovens inventores e muitos representam a região. Um evento realizado nesta segunda (21) demonstra a importância do acesso a investimentos, especialmente do mercado norte-americano. O Mindset IPO Day, também ocorre na Fenac, com programação até o início da noite.

LEIA TAMBÉM: Capacitação e práticas de ESG impulsionam exportações aos EUA; veja ações do Pacto Calçadista

Michael Marangell e Vinicius Dutra | abc+



Michael Marangell e Vinicius Dutra

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

De acordo com Vinicius Dutra, idealizador do evento pelo Método Dutra, em parceria com o Feevale Techpark, Sebrae, Fundação Liberato, ACI, CDL, Bora e AJEVale, a primeira edição tem como principal objetivo transformar a visão das empresas e contribuir para que possam expandir seus mercados.

“Vejo que o empreendedor local tem uma força que o torna imparável, que faz com que supere qualquer desafio, mas a limitação de capital e novos mercados faz com que ele tenha um crescimento de forma muito lenta. Para acelerar o crescimento tem que se conectar com fundos de investimento que coloquem dinheiro naquela ideia, naquela inovação. E é isso que o movimento do Mindset IPO traz, se conectando com a inovação através da Liberato, IENH, Feevale. Para ser objeto de desejo dos fundos de investimento é preciso ampliar mercados. O evento junta o capital de grandes empresas, jovens inventores e o mercado norte-americano. Tudo isso para que médias e pequenas empresas possam crescer de forma exponencial”, afirma Vinicius.

Um dos destaques da programação da manhã foi o bate-papo com Michael Marangell, representante do Consulado dos EUA em São Paulo para Varejo e E-Commerce. Robinson Klein, presidente da ACI e CEO da Cigam Software, aproveitou o momento para fazer uma conexão com o recém -inaugurado Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Novo Hamburgo, que é um laboratório de inovação aberta.

Entre as relações que poderão ser geradas entre o mercado dos EUA e o ecossistema que envolve o CIT, o representante do consulado dos EUA destaca eventos internacionais de inovação. “Temos muitas oportunidades para se conectarem com os Estados Unidos, de qualquer forma e com qualquer tecnologia. Temos eventos como a SXSW, no Texas, e outras oportunidades para companhias de vocês (região) o ano inteiro”, ressalta Marangell.

CONFIRA ESSA: VÍDEO: Entenda como funciona o Centro de Inovação e Tecnologia de Novo Hamburgo que vai abrir as portas neste sábado

Os jovens inventores da Mostratec

Victoria falou sobre seu projeto de louça de cerâmica sustentável | abc+



Victoria falou sobre seu projeto de louça de cerâmica sustentável

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Alguns projetos que estarão na Mostratec entre a terça (22) e a quinta-feira (24), foram apresentados durante atividade com Marangell, em uma espécie de pitch. Entre as ideias está a da estudante do Instituto Federal do RS (IFSul), Victoria Zimmer, 17 anos, que trabalha no desenvolvimento de uma louça de cerâmica sustentável.

“Vamos substituir o feldspato por resíduo de vidro e o quartzo por cinza de casca de arroz. Melhoramos a propriedade da louça, ela se torna mais resistente, além de termos uma menor temperatura de queima, reduzindo o gasto energético”, explica a jovem inventora da cidade de Feliz, no Vale do Caí.

VEJA AINDA: Tirolesa curvada e escada no céu: Conheça o primeiro parque vertical do mundo com investimento do Shark Tank Brasil

Sebrae e o potencial da região

O evento converge com a atuação do Sebrae na região. Conforme o analista do Sebrae Josemar Demenech, a etapa final da Jornada Empreendedora é internacionalizar o negócio.

“É um evento que fala de oportunidades e fundos de investimentos e o Sebrae tem muito interesse. Ele está muito conectado ao método que o Sebrae comprou do mercado norte-americano, uma espécie de Sebrae dos Estados Unidos. O próprio governo americano tem programas específicos para trazer desenvolvimento e a nossa região tem muito potencial, especialmente na estrutura de serviços de tecnologia, na moda e em conceitos de inovação aberta”, ressalta Demenech.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade