COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO

Evento que reúne inovações para o agronegócio durante Expointer terá curadoria da Feevale e prefeitura de Esteio

Lançamento oficial foi realizado nesta sexta-feira; confira as ações do evento voltado para o agro gaúcho

Publicado em: 09/08/2024 15:38
Última atualização: 09/08/2024 15:39

As principais tendências de inovação para o agronegócio serão apresentadas durante a Expointer 2024, realizada entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro no parque Assis Brasil, em Esteio. As ações acontecem dentro do RS Innovation Agro + Smart Cities, que terá neste ano a curadoria da Universidade Feevale e Prefeitura de Esteio. O convênio tem também a participação da Ebatec Brasil.

LEIA TAMBÉM: Canoas terá novo hospital e investimento vai gerar 1,2 mil vagas de emprego


Reitor da Feevale fala sobre a parceria com a prefeitura em lançamento do RS Innovation Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

VEJA AINDA: HAVAN: Sem projeto? Prefeitura de Novo Hamburgo se manifesta sobre loja após passagem de família Hang; confira

O lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (9) no salão nobre da prefeitura de Esteio. A cerimônia foi conduzida pelo reitor da Feevale, José Paulo da Rosa, o prefeito da cidade, Leonardo Pascoal, a diretora de Inovação da Feevale, Daiana Monzon, e o sócio-diretor da Ebatec Brasil,  Eduardo Borges de Assis.

"Esse projeto pra mim representa um marco, é exemplo de como a colaboração e a inovação podem transformar o futuro da nossa agropecuária. Foram mais de 20 mil visitantes nas duas últimas edições, com parcerias formadas, negócios fechados e tecnologias que hoje contribuem para o agro do RS e de outros estados. A parceria com a Feevale e a prefeitura de Esteio permite que o projeto vá além do evento, sendo uma plataforma contínua durante o ano", diz Assis.


Convênio foi assinado nesta sexta-feira Foto: Maria Izabella Atanasio/Universidade Feevale

O RS Innovation Agro + Smart Cities terá como sede desta vez o Hub Agro, que será inaugurado durante a Expointer 2024 e que também é resultado de uma parceria entre a prefeitura de Esteio e a universidade hamburguense. Antes, ele já acontecia na Expointer, na casa da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e tinha realização pelo governo do Estado.

"Vamos aproveitar o Hub Agro para sediar a 3ª edição do evento. Será um espaço diferenciado que irá contribuir para o momento de renovação e construção que o Estado está vivenciando", ressalta o reitor da Feevale.

ACOMPANHE: Indústria calçadista investe mais de R$ 52 milhões em filial de Sapiranga; veja detalhes da obra

As ações do RS Innovation Agro + Smart Cities

O RS Innovation Agro + Smart Cities abordará tanto o agronegócio quanto as cidades inteligentes, promovendo a colaboração entre esses setores para desenvolver tecnologias que beneficiem a todos. 

As atividades ocorrerão no Palco Stage de Conteúdos, durante todos os dias da feira, das 10h às 18h, e serão voltadas a empresários rurais e urbanos, poder público, parques, hubs e startups e agricultores e pecuaristas em busca de soluções.

Os conteúdos, ministrados por especialistas no segmento agro e smartcities, ambientes de inovação, parceiros e startups, estarão divididos em sete pilares temáticos: Inovações Tecnológicas no Agro, Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Painéis e Debates, Startups e Empreendedorismo, Políticas Públicas e Regulamentações, Sustentabilidade e Clima e Integração Rural-Urbana.

Além do Palco Stage de Conteúdos, o RS Innovation Agro + Smart Cities contará com diversas outras atrações, como um espaço para startups apresentarem suas soluções, um estúdio de podcast ao vivo e área de coworking.

O Hub Agro

O Hub Agro fica em um prédio de 118,8 metros quadrados, com dois andares, e contará com espaços de coworking, administrativos e auditório. A prefeitura investiu R$ 595,4 mil nas obras, que começaram em 19 de fevereiro deste ano. A Feevale, por sua vez, será a responsável por mobiliar o Hub e gerenciar o espaço.

A expectativa é que sejam incubadas cerca de 30 empresas no espaço. O objetivo, conforme a universidade, é desenvolver projetos em todas as áreas do conhecimento, focando em empresas e negócios. Isso deverá contribuir com a diversificação da economia de Esteio e do Estado, observando, de maneira mais efetiva, as questões do agronegócio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasEconomiaEsteio
Matérias Relacionadas