O governo federal pretende liberar o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) Futuro até março deste ano. A ideia é que a nova modalidade possa ser usada para financiar a Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
A proposta está sendo analisada pelo Grupo de Apoio Permanente do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (GAP/CCFGTS) e a deliberação está prevista para o mês que vem.
Inicialmente, o governo estuda liberar a nova medida para a Faixa 1 do programa, ou seja, famílias com renda de até R$ 2,64 mil. Elas precisam estar trabalhando formalmente, tendo assim acesso ao FGTS. A expectativa é que cerca de 60 mil famílias sejam beneficiadas.
Como vai funcionar o FGTS Futuro?
Diferente de antigamente, quando o FGTS poderia ser usado para pagar as prestações do MCMV, as pessoas passam a ter a possibilidade de usá-lo já no momento da compra para aumentar a sua capacidade de financiamento habitacional com os créditos futuros. Ou seja, com o dinheiro que ainda será depositado pelo empregador.
Para ter acesso, a família precisa autorizar a utilização do fundo junto à instituição financeira no momento em que o financiamento for feito.
LEIA TAMBÉM