Inicia nesta terça-feira (15) a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar. O evento, que segue até a sexta-feira (18), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Empresas da região confirmaram presença e irão apresentar suas novidades.
LEIA TAMBÉM: Conheça programa que fomenta micro e pequenos negócios em Novo Hamburgo
Entre elas, está a LF Máquinas e Ferramentas, do Grupo GG10, de Dois Irmãos. A empresa está com espaço 16% maior nesta edição, serão 176 metros quadrados apresentando as principais soluções e novidades para o mercado MRO (Manutenção, Reparos e Operações), em parceria com 19 marcas.
Além disso, a empresa, que celebra 35 anos de história em 2024, segue investindo na região que abrange Caxias do Sul, cidade onde foi fundada. O mês de outubro também está sendo marcado pela reinauguração da sua loja pioneira – localizada no bairro Nossa Sra. Lourdes.
“Tão tradicional quanto relevante, a feira nos aproxima ainda mais dos maiores agentes da cadeia produtiva e da geração de negócios entre os diversos setores na indústria nacional, como metalmecânico e automação, além dos contatos internacionais que proporciona. Investimos para ampliar a nossa presença, estaremos juntamente com grandes parceiros e projetamos crescer 30% nos negócios, em comparação com o ano anterior”, destaca Germano Grings, CEO do Grupo GG10.
VEJA AINDA: Fenac prepara realização de feira pet; veja quando será e detalhes do evento
Estandes coletivos
Além de outras empresas do Vale do Sinos que terão estande próprio na edição 2024, haverá a participação com os estandes coletivos. O Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (Sinborsul), juntamente com o Sebrae, levará oito empresas para o evento.
Serão 6 associadas ao sindicato, sendo cinco de São Leopoldo: Borrachas Crepesul, Datwyler; Mercobor; NG e Pren Flex, além da Incobor, de Cachoeirinha. Também estarão presentes, no respectivo estande coletivo, duas empresas associadas aos sindicatos parceiros – RM Máquinas (SINMAQ), de Novo Hamburgo; e Irmão Fuhr (Sindimetal RS), de São Leopoldo.
As empresas participantes receberão um aporte financeiro da prefeitura de São Leopoldo, especificamente as sediadas na cidade; e da Fiergs, por meio de recursos do Projeto de Exposição em Estande Coletivo, na Feira Mercopar, para as indústrias associadas.
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal RS), juntamente com associadas, também estará em um estande coletivo na Mercopar, em uma parceria com o Sebrae. Farão parte as empresas de São Lepoldo: Aço Peças Oliveira; CCV Industrial; Desenvoltech; Grefortec; Haas Containers; Metalúrgica Nunes; Metal Lean; Petec; RD Usinagem; RD-FLEX; Rijeza; Sebras e Technomaster; além da Artestampo, de Esteio, Fercorte e Projelmec, de Sapucaia do Sul, e Floki, de Novo Hamburgo.
As participantes pelo Sindimetal RS também receberão um aporte financeiro da prefeitura de São Leopoldo, e da Fiergs, por meio de recursos do Projeto de Exposição em Estande Coletivo, e do Sicredi.
Números da feira
Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
LEIA TAMBÉM