NEGÓCIOS

Empresa da região com quase 500 funcionários é vendida para gigante da Finlândia

Acordo foi assinado nesta quinta-feira; processo de aquisição deve ser concluído no segundo ou terceiro trimestre de 2024

Publicado em: 22/12/2023 09:39
Última atualização: 22/12/2023 09:44

Uma tradicional empresa do Vale do Sinos, com operações em Novo Hamburgo e Portão e quase 500 funcionários, está sendo vendida para uma companhia finlandesa. O acordo foi assinado nesta quinta-feira (21). O processo de aquisição deve ser concluído no segundo ou terceiro trimestre de 2024.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Com unidades em Novo Hamburgo e Portão, empresa familiar fatura em torno de R$ 160 milhões por ano Foto: Reprodução

O valor do negócio não é revelado, mas trata-se de uma operação milionária. A compradora é a Valmet, desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia.

Com sede em Espoo, na Finlândia, a Valmet conta com mais de 19 mil profissionais em todo o mundo. São 220 anos de história. A multinacional faturou em 2022 nada menos que 5,1 bilhões de euros. Tem ações listadas na Nasdaq Helsinki.

Agora a Valmet amplia sua atuação na América do Sul com a aquisição da Demuth, especializada em soluções de preparo e manuseio de madeira para a indústria de celulose.

Fundada em junho de 1981, a Demuth é uma empresa familiar que fatura em torno de R$ 160 milhões por ano. Tem unidades em Novo Hamburgo e Portão e está dividida em "Demuth Máquinas" (em Novo Hamburgo) e "Estruturas Metálicas Demuth" (em Portão). A planta de estruturas metálicas é uma das fornecedoras das novas passarelas instaladas na BR-116, por exemplo.

É um dos principais fornecedores de equipamentos para processamento de madeira para a indústria de celulose e chapas. Sua tecnologia tem sido exportada para outros países como Chile, Colômbia, Alemanha, Indonésia, Japão, Malásia, México, Portugal, Espanha, África do Sul, Suíça, Tailândia, EUA, Uruguai e Venezuela.

Em comunicado, a Valmet diz que "a aquisição da Demuth está fortemente ligada à estratégia da Valmet de fornecer tecnologias, serviços e automação competitivos e confiáveis para as indústrias de celulose, papel e energia".

"Os negócios de celulose estão crescendo na América do Sul, tanto com novos investimentos quanto com atualizações das fábricas existentes. Ao unir as capacidades de oferta e produção da Demuth com a Valmet, podemos fortalecer nossa posição como fornecedor de preparo e manuseio de madeira no segmento de fábricas de celulose na América do Sul", diz Sami Riekkola, presidente da linha de negócios de Celulose e Energia da Valmet.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas