NEGÓCIOS NA REGIÃO
Empresa da área médica investe R$ 5 milhões e espera aumentar faturamento em 50%; confira
Fábrica fica no Vale dos sinos e foi inaugurada em 2024; empresa mira também na internacionalização dos produtos
Última atualização: 19/06/2024 12:43
A indústria da saúde vem crescendo no Brasil. Um exemplo disso é a empresa Toth Lifecare que investiu em uma nova fábrica este ano e, em consequência disso, estima um significativo aumento no faturamento. A nova unidade fabril da empresa de equipamentos para atendimento hospitalar fica em Campo Bom e teve investimento de R$ 5 milhões.
A expansão estrutural e em tecnologias permitiu um aumento na produção o que deve gerar um incremento de 50% no faturamento da empresa em 2024, conforme o diretor de Pesquisa e desenvolvimento da empresa, Jéferson Rosário.
"Com a nova planta fabril e as ampliações de pesquisas nos atuais produtos do portfólio e em novos equipamentos, esperamos que o aumento no faturamento seja de 50%. Precisamos, enquanto empresa nacional, aproveitar o bom momento do setor", afirma Rosário que também avaliou o cenário nacional que tem favorecido o segmento.
"Atualmente os requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se assemelham aos requisitos da Comunidade Europeia e o FDA (agência reguladora dos Estados Unidos, semelhante à Anvisa). Por esta razão, a entrada de produtos importados é dificultada, favorecendo a indústria daqui. Na prática, em função do alto nível de requisitos regulatórios, o próprio mercado brasileiro filtra as melhores empresas, e cria um ambiente sem competição excessiva", diz.
O que mudou
As novas instalações aumentaram de 200 para 1000 metros quadrados. "Antes tínhamos estruturas de produção em dois lugares separados, e agora foi possível concentrar tudo no mesmo local. Temos dois ambientes de produção: um para equipamentos eletromédicos e outro para produtos implantáveis sala limpa", conta Rosário.
Este local, segundo o empresário, é uma área classificada com controle de partículas, temperatura, umidade e pressão, na qual é possível produzir materiais sensíveis à contaminação por partículas ou que dependem de condições ambientais restritas.
Outro ponto positivo para a companhia apostar na solidez e crescimento é que o terreno agora é de propriedade da empresa. Antes, as produções estavam concentradas em um prédio alugado na unidade do Feevale Techpark, também em Campo Bom
"Permanecemos no mesmo parque, mas com instalação própria. A nova fábrica permite aumento da escala de produção e estoque, centraliza todos os setores produtivos e garante uma estrutura muito mais avançada tecnologicamente", explica o diretor.
Nos quesitos mais estruturais e técnicos, a nova fábrica, conforme explica Rosário, conta com controle de renovação de ar, temperatura, umidade, iluminação, câmeras e alarme, todos automatizados e que atendem aos critérios mais rigorosos do mercado.
Outros planos
A companhia gaúcha também já pensa em operar fora do Brasil. O novo cardioversor produzido pela Toth Lifecare, um aparelho destinado ao tratamento de arritmias e monitoração de pacientes através do ECG (eletrocardiograma), deve ser lançado com a certificação FDA.
"Isso mostra tanto o nosso potencial no Brasil quanto à seriedade e relevância de nossas pesquisas", conclui Jéferson Rosário.
Atualmente, a empresa possui, além da fábrica em Campo Bom, um escritório em Porto Alegre, e seus equipamentos estão presentes em todos os estados do País.