A Serasa lançou nesta quinta-feira (16), o “Score em Tempo Real”. A nova dinâmica reduz drasticamente o tempo necessário para regularizar o status financeiro de consumidores após a renegociação de dívidas negativadas.
LEIA TAMBÉM: IMPOSTO DE RENDA: Mudança na faixa de isenção em 2025 é anunciada pelo governo; entenda a situação
VEJA AINDA: Cidade da região terá novo distrito industrial e todos os lotes já foram vendidos; veja detalhes
De modo geral, o processo, desde o pagamento da dívida até a exclusão da negativação do cadastro de inadimplentes, poderia levar vários dias para ser concluído no mercado como um todo. Agora, em questão de segundos, o consumidor que pagar sua dívida negativada via applicativo da Serasa Limpa Nome, por meio de Pix, tem sua negativação excluída na hora e o score atualizado, potencializando o acesso imediato ao crédito.
Segundo um estudo inédito da Serasa Experian, a nova modalidade deve injetar até R$ 13 bilhões na economia brasileira em 2025. Esse montante equivale ao impacto econômico gerado pelo Dia das Mães, uma das datas mais importantes do varejo, que movimentou R$ 13,2 bilhões em 2024, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Todos os meses, cerca de 3,7 milhões de consumidores renegociam dívidas através do Serasa Limpa Nome, uma média de 200 mil renegociações por dia. Com a implementação da baixa automática da dívida negativada e a atualização instantânea do score, a Serasa consegue identificar imediatamente o pagamento da dívida negativada negociada via Serasa Limpa Nome e realizar a baixa do cadastro de inadimplentes em segundos.
Desta forma, o Serasa Score do consumidor é atualizado instantaneamente, permitindo que ele reorganize suas finanças e realize seus planos de forma mais ágil. Esse avanço pode beneficiar diretamente mais de 1,6 milhão de pessoas por mês.
“Com informações atualizadas em tempo real, consumidores têm o nome limpo e as empresas podem voltar a vender na hora, sem perder o cliente que está com a intenção de compra naquele momento, mas tinha o nome negativado. Esse movimento demonstra um impacto positivo não apenas para pessoas e empresas, mas para toda a economia brasileira”, diz Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
LEIA TAMBÉM