abc+

CONSTRUÇÃO CIVIL

Conheça tecnologia que potencializa o valor de venda de negócios imobiliários na região

Iniciativa é do Sinduscon-NH e Sinduscom Vales; plataforma foi desenvolvida por startup de Porto Alegre; veja como acessar

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 26/08/2024 às 15h:02 Última atualização: 26/08/2024 às 15h:47
Publicidade

Os setores imobiliário e da construção civil de Novo Hamburgo e São Leopoldo ganharam um importante aliado para acelerar processos e gerar mais assertividade nos negócios. É a Plataforma Place, que será lançada oficialmente na terça-feira (27), durante evento na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI).

 FIQUE DE OLHO: Chocolate vai ficar mais caro e alta pode impactar até a próxima Páscoa

Plataforma digital será lançada oficialmente na terça-feira | abc+



Plataforma digital será lançada oficialmente na terça-feira

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

LEIA TAMBÉM: Depois de ser adquirido pela Smart Fit, estúdio de bike indoor abre unidade na região; confira

A iniciativa é liderada pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil, de Olarias, Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Serrarias e Marcenarias de Novo Hamburgo (Sinduscon-NH) e o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo e da Região dos Vales do Sinos, Caí e Encosta da Serra (Sinduscom Vales) e tem a contribuição da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs)

A plataforma permite que o usuário acesse a planta de imóveis dos municípios com base no cadastro imobiliário das prefeituras. Por meio da tecnologia, é possível visualizar o empreendimento considerando todas as variáveis dos planos diretores das cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo. O principal objetivo do projeto é possibilitar agilidade e segurança para a construção dos mais variados empreendimentos nas duas cidades do Vale do Sinos.

Como funciona?

Startup do Grupo Ospa, de Porto Alegre, a Place usa algoritmos para realizar, em tempo real, estudos de viabilidade de terrenos. Eles mostram às incorporadoras qual a área construída máxima permitida para um projeto e, conhecendo os preços das imediações, projetam o valor potencial de venda.

“Ela traz condições de simular um empreendimento imobiliário, fazer cálculos do potencial econômico do imóvel verificando os custos de construção com base nas informações de quem constrói, juntando sua experiência, seus dados, histórico da empresa, seu know-how. Com dados do imóvel na cidade, pode-se calcular, por exemplo, o custeio de uma obra, ou ainda baseado no mercado que a plataforma tem disponível também, valores de venda de empreendimentos próximos ao imóvel, calcular valor geral de venda, margem de lucro que teria. É o que a gente chama de estudo de viabilidade econômica”, explica o conselheiro do Sinduscon-NH Carlos Eckhard , que foi presidente da entidade entre 2013 e 2018.

A Plataforma Place foi formatada a partir da experiência de vários profissionais. O grupo é formado por arquitetos, economistas e cientistas de dados, que visam resolver problemas urbanos por meio do design e da tecnologia.

“Somos um ecossistema que atua no desenvolvimento urbano e imobiliário de ponta a ponta, por meio de uma visão transversal e integrada, que une a arquitetura e o urbanismo à tecnologia e ao mercado financeiro”, afirma Flávia Tissot, fundadora e COO Place. 

VEJA AINDA: EXPOAGAS: Feira supermercadista bate meta de R$ 700 milhões e já tem data para 2025

Quem pode acessar?

Conforme Eckhard, há ferramentas gratuitas disponíveis durante o acesso da plataforma digital. Já para algumas funcionalidades mais específicas, é necessária uma assinatura.

“Associados dos sindicatos receberão vantagens no acesso, mas outros também poderão acessar. O investimento foi também em razão disso, em fortalecer o associativismo e para isso temos a participação do Sistema Fiergs no projeto. O sistema conta com ferramentas permanentemente gratuitas, como para fazer algumas consultas. Caso queira usar a plataforma integralmente, com todas as suas funcionalidades, é preciso fazer uma assinatura mensal ou anual”, detalha.

NÃO PERCA: ELEIÇÕES: Ouça agora o primeiro episódio do podcast Central Grupo Sinos de Eleições

Como surgiu a ideia?

O conselheiro e ex-presidente do Sinduscon-NH lembra que a ideia surgiu durante seminário sobre tecnologia realizado há alguns anos. “Pesquisando sobre inovações para o setor chegamos a Place. Com essa aproximação veio a ideia de trazer para as nossas cidades. Fomos atrás de projeto e as possibilidade de recursos, que vieram pela Fiergs, e chegamos ao lançamento deste trabalho”, ressalta Eckhard.

Por falar em seminário, a próxima edição do ITCON – Inovação e Tecnologia da Construção, promovido pelo Sinduscon-NH, será no dia 15 de outubro, das 14h às 19h30, durante a Construsul, na Fiergs, em Porto Alegre.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade