OPORTUNIDADE

Comércio lidera contratações de vagas temporárias; veja cenário na região e segmento que mais contrata

Aquecimento nas vendas de fim de ano trazem aumento na demanda e, por consequência, mais vagas de emprego ficam disponíveis

Publicado em: 04/12/2024 16:57
Última atualização: 04/12/2024 17:12

O final do ano traz oportunidade para quem está em busca de uma vaga de emprego. De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, devem ser geradas 450 mil vagas temporárias, com cerca de 110 mil vagas destinadas ao comércio. No Rio Grande do Sul, pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) aponta que 46% das empresas espera contratar colaboradores nesta reta final de 2024.

VEJA TAMBÉM: FIMEC: Feira terá novidades em 2025; veja quais calçados e bolsas serão produzidos na Fábrica Conceito


Comércio varejista Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

CONFIRA: Grupo Sinos lança campanha "Meu Natal Decorado Novo Hamburgo"

"Com o aumento das vendas no Natal e nas festas de fim de ano, as empresas necessitam de mais mão de obra para oferecer um atendimento de excelência. Essas oportunidades temporárias também funcionam como uma porta de entrada para profissionais em busca de experiência, e muitas vezes resultam em contratações permanentes, beneficiando a economia local a longo prazo", lembra o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), Leonardo Lessa.

Em Novo Hamburgo, diversas empresas contam com vagas extras em dezembro. No I Fashion Outlet são 27 vagas temporárias e há também 18 vagas efetivas em aberto. A empresa de acessórios F4 tem vagas disponíveis em suas 3 unidades, 2 em Novo Hamburgo e 1 em São Leopoldo. "Sempre contratamos para o Natal e vamos ter também vagas efetivas", comenta a proprietária Liziane Froehlich.

Ivonei Pioner, presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, também vê o cenário com boas perspectivas. "O período de contratações temporárias no fim de ano sempre surge como uma oportunidade importante, principalmente para quem está desempregado ou pretende ter uma renda extra. Aqueles que se destacam no desempenho do trabalho têm chances reais de serem efetivados após a temporada de festas", explica Pioner.

Segmentos que mais contratam:

Ainda conforme o levantamento da Fecomércio-RS, o setor de vestuário é o segmento que conta com mais vagas de emprego temporárias.

Veja o ranking:

1º- Vestuário e acessórios (40%)

2º- Comércio Varejista de calçados (21,3%)

3º- Artigos em geral (7,3%)

4º- Utensílios domésticos (6,8%)

5º- Produtos farmacêuticos (4,7%)

Desafios para contratar

Segundo o presidente da CDL Canoas, Éverton Netto, o maior desafio dos empresários na hora da contração é a falta de qualificação do futuro colaborador. "É um dos maiores desafios, assim como a falta de comprometimento dos candidatos. Eu diria para o empresário investir em treinamento, estratégias de motivação e até fazer uma seleção mais criteriosa", diz.

Entre os atrativos, Netto traz opções como bônus e premiações por desempenho. "Para quem deseja conquistar um emprego fixo esta é a porta de entrada, é a hora de mostrar suas qualidades", completa.

Além disso, o presidente da CDL de Canoas lembra que é fundamental entender e atender aos pré-requisitos da vaga." É fundamental que o colaborar entenda o pré-requisito da vaga não gerando frustração para o colaborador e para a empresa. É importante também destacar no currículo e na entrevista que pode começar de imediato, que tem capacidade pra exercer a função, tem experiência anterior, tudo, claro, com muita verdade", ressalta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasEconomiaRegião
Matérias Relacionadas