INDÚSTRIA CALÇADISTA
CATÁSTROFE NO RS: Data da BFSHOW será mantida e organização anuncia iniciativa para empresas atingidas pelas cheias
Feira calçadista ocorre em São Paulo e reúne muitos fabricantes gaúchos
Última atualização: 10/05/2024 13:03
A feira calçadista BFSHOW irá manter sua data de realização. O evento ocorre nos dias 21, 22 e 23 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). A decisão, conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a NürnbergMesse Brasil, busca fortalecer o movimento para a reconstrução das comunidades e da indústria das regiões gaúchas atingidas pelas enchentes.
Conforme a Abicalçados, o Rio Grande do Sul representa 24% da produção de calçados do Brasil, com mais de 1,8 mil empresas produtoras que empregam, diretamente, mais de 85 mil pessoas.
"A feira neste momento tem um papel ainda mais relevante para as indústrias gaúchas, sendo fundamental para a continuidade desses negócios e, consequentemente, a manutenção de emprego e renda para as famílias atingidas pela catástrofe. A BFSHOW será realizada entre os dias 21 e 23 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP, onde todas as marcas expositoras, incluindo as gaúchas atingidas, estarão apresentando suas coleções de primavera/verão", disse a organização da feira em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (10).
A manutenção da data leva em consideração algumas iniciativas, entre elas: o acolhimento e atendimento das necessidades de empresas afetadas e articulação de soluções para problemas do expositores; doações de água, colchões e kits de limpeza e articulação de recursos e linhas de crédito com o governo.
Além disso, a BFSHOW e demais eventos organizados pela NürnbergMesse Brasil serão pontos de coleta de doações ao longo do ano.
Outra iniciativa em prol da indústria calçadista diretamente impactada com a enchente é o Movimento Próximos Passos, liderado pela Abicalçados, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefato (Assintecal) e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O movimento atua na recuperação da cadeia calçadista do RS atingida. A ação captará recursos financeiros que serão direcionados à reestruturação das condições de vida das famílias calçadistas impactadas.