Correntistas da região seguem relatando dificuldades na hora de sacar dinheiro e fazer transações bancárias em caixas eletrônicos. Nesta sexta-feira (10), em Novo Hamburgo, diversas pessoas aguardavam em filas e se frustravam ao encontrar o sistema “fora do ar”.
“É a terceira vez que tento sacar esta semana e não tem sistema no banco. Pessoal comenta que ainda está faltando dinheiro nos caixas, que o dinheiro não chega na cidade“, comenta a autônoma Nadir Silva de Lima, 65 anos, que tentou acessar os serviços do Banco Bradesco na manhã desta sexta (10).
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) admite o problema e informou que trabalha juntamente com os bancos para garantir a normalidade nas operações.
“Em razão de questões logísticas, devido à dificuldade de acesso das transportadoras de valores, alguns pontos do Rio Grande do Sul enfrentam dificuldade no fornecimento de meio circulante. A Febraban e os bancos associados estão trabalhando ao lado do Banco Central e das empresas de transporte de valores para garantir o fornecimento de numerário a esses locais”, disse em nota.
O Bradesco informou* que “as agências localizadas no Vale dos Sinos estão funcionando e que o autoatendimento na região está sendo reforçado para apoio aos clientes. Por medidas de segurança, algumas agências do Rio Grande do Sul estão fechadas temporariamente.
A instituição financeira informou que os clientes podem utilizar as unidades do Bradesco Expresso, uma rede de correspondentes bancários que funciona em horário ampliado ao das agências, além dos canais digitais do Banco e de ATMs da Rede 24horas.
O problema ocorre também em outros bancos da cidade. Há longas filas sendo registradas em lotéricas para o pagamento de boletos e transferências.
Serviços digitais
A Febraban orienta os consumidores a dar preferência ao uso dos canais digitais das instituições financeiras, se dirigindo às agências bancárias apenas em situações imprescindíveis.
Por meio do celular e internet, os usuários podem fazer pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros.
Os canais de atendimento por telefone também estão funcionando normalmente, disse a federação. O pix que funciona 24 horas todos os dias e feriados, também está operando normalmente.
* O Bradesco enviou seu posicionamento após publicação da matéria, às 14h26 da sexta-feira (10).
LEIA TAMBÉM