NEGÓCIOS

CARNAVAL: Festividade deve aumentar faturamento de bares e restaurantes do RS em 2024; confira

Empresários do setor avaliam a data festiva que terá foco no litoral, mas deve impactar também a região

Publicado em: 05/02/2024 16:29
Última atualização: 05/02/2024 18:24

O setor de bares e restaurantes está com expectativa positiva para o carnaval, que este ano é celebrado no dia 13 de fevereiro. Segundo pesquisa nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizada com quase 2 mil empreendedores, 81% devem abrir durante os dias da festa e dentre esses, 75% esperam faturar mais que em 2023. No Rio Grande do Sul, quatro em cada cinco bares abrirão as portas durante o período, representando 79% dos estabelecimentos no Estado.


Restaurante de Capão já contratou mais funcionários para o período Foto: Marcelo Donadussi

Entre as empresas gaúchas que irão funcionar durante o período festivo, 64% esperam faturar mais do que em 2023. Cerca de 28% devem faturar o mesmo e apenas 8% avaliam faturar menos do que no carnaval passado.

Ainda conforme a pesquisa, para 46% dos estabelecimentos do RS que vão abrir no carnaval a data é extremamente ou muito  importante para o faturamento. 

Litoral é o foco

No Rio Grande do Sul, o carnaval é marcado pela migração para o litoral. A empresária Manoela Mattos tem três restaurantes e dois ficam na praia. Nos estabelecimentos que ficam em Capão da Canoa e Tramandaí, a expectativa é alta para a folia. Com aumento na demanda, ela contratou funcionários e se organizou para receber o público que vem para a data.

“Assim como réveillon e outros 'feriados', o movimento cresce bastante no carnaval. Como é um dos últimos finais de semana fortes da temporada, até porque depois já voltam as aulas, é o momento que temos para trabalhar mais”, conta a empreendedora do ramo gastronômico.

A ocasião também deve movimentar a área da Grande Porto alegre e Serra. “O verão é um atrativo para as pessoas saírem no carnaval, quem não consegue ir para a praia, tenta aproveitar na cidade. Muita gente que mora no interior vem para região de Porto Alegre para turismo e na Serra que tem diversos atrativos, o que deve trazer um movimento para o setor. O forte mesmo será no litoral onde o carnaval costuma atrair mais público”, diz o presidente da Abrasel no Rio Grande do Sul, João Melo.

Índice melhorou

A pesquisa trouxe também informações sobre o faturamento do setor em dezembro de 2023. Dentre os estabelecimentos no Rio Grande do Sul, 16% tiveram prejuízo em dezembro, 10% a menos que em novembro. Esse é o menor índice de empresas no prejuízo desde julho de 2022. A parcela que obteve lucro atingiu metade do setor, representando um aumento de 6% em relação a pesquisa anterior e 33% ficaram em equilíbrio.

Endividamento

Quanto ao endividamento das empresas no Estado, 37% dos estabelecimentos têm dívidas em atraso. Dessas, 70% devem impostos federais, 39% empréstimos bancários, 37% impostos estaduais, 26% devem a fornecedores de insumos, 21% encargos trabalhistas e previdenciários, 19% serviços públicos (água, gás, energia elétrica), 19% estão com o aluguel atrasado e 16% devem taxas municipais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas