O bairro-cidade do Grupo Zaffari que está sendo construído às margens da BR-116, no bairro Primavera, em Novo Hamburgo, terá condomínios, parque florestal e serviços públicos e privados. E para que o megaempreendimento de R$ 6 bilhões possa reunir moradores e visitantes é necessário melhorias na infraestrutura viária.
VEJA TAMBÉM: BOULEVARD GERMÂNIA: “Tudo o que um bairro tem”, veja quais tipos de serviços estão previstos para bairro-cidade
LEIA AINDA: BFSHOW: Edição de novembro deve receber 10 mil visitantes; veja os preparativos da feira calçadista
De acordo com o diretor do Grupo Zaffari, Claudio Zaffari, que falou com exclusividade ao ABCMais durante sua participação no evento C-Level, a Prefeitura de Novo Hamburgo e o Dnit estão, juntamente com empresa terceirizada, viabilizando estudos complementares para novos acessos ao bairro planejado, incluindo uma passagem subterrânea.
“Hoje existe um acesso na Avenida Sete de Setembro e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Prefeitura de Novo Hamburgo já alinharam interesse e estão desenvolvendo, através do Dnit e empresa que detém operação da BR-116, estudos complementares para uma nova travessia na rodovia em Novo Hamburgo. Em breve este projeto deverá ser concluído e eles farão a divulgação”, afirma Claudio Zaffari.
Ainda segundo o diretor da companhia Zaffari, já há articulações também junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
“Também estamos trabalhando com o Daer, com o governo do Estado, através do plano que existe pra atendimento aos pequenos trechos do entorno. Na Estrada Presidente Lucena tem um trecho que não está asfaltado e em breve deverá estar asfaltado também. Além disso, internamente, dentro do bairro-cidade, estarão grandes avenidas”, explica.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Novo Hamburgo, Dnit e Daer para atualização das obras viárias do megaempreendimento. O Dnit informou que “por solicitação da prefeitura de Novo Hamburgo, a autarquia está estudando a implantação de uma nova passagem inferior sob a BR-116/RS nas proximidades do Boulevard Germânia.” A Prefeitura e o Daer ainda não encaminharam retorno.
A passagem subterrânea
O Grupo Zaffari não detalha a passagem subterrânea que dá acesso ao bairro planejado, mas, no final de julho, o Dnit já havia confirmado ao ABCMais que a obra atende a um pedido da prefeitura de Novo Hamburgo, tendo em vista a instalação do empreendimento bilionário. Na ocasião, técnicos já faziam a sondagem do solo, junto à BR-116.
“A obra possibilitará a fluidez do tráfego local e conjuntamente com as obras de ampliação das faixas da BR-116, atenderá a demandas atuais e futuras”, completa o Dnit em nota.
LEIA TAMBÉM