ECONOMIA
Aumenta o saldo de postos de trabalho em Canoas
Dados do Novo Caged apontam melhora no número de contratações com carteira assinada
Última atualização: 12/12/2023 11:38
O mês de outubro fechou com saldo positivo de 645 postos de trabalho com carteira assinada em Canoas. Segundo dados divulgados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), houve melhora em comparação ao mês de setembro, quando o número de desligamentos foi superior ao de contratações, com 318 postos a menos.
Embora o saldo de outubro seja positivo, ele é inferior ao mesmo período do ano passado, que terminou com 979 postos. O presidente da CDL Canoas, Éverton Netto, avalia o período de contratações temporárias de fim de ano.
"O consumo é um fator determinante para o aumento ou a redução no número de vagas. Temos um cenário com alta inadimplência no município. Mais de 30% dos consumidores canoenses estão negativados nos órgãos de proteção ao crédito", destaca.
Com um perfil mais cauteloso, os consumidores têm adiado a aquisição de produtos considerados secundários. O comércio é um dos setores mais afetados pelas condições desfavoráveis, como, inflação, taxa de juros e endividamento das famílias.
"A expectativa é de melhora para a data comercial mais importante, o Natal. Temos o mês de dezembro sem outras datas para competir. Dados preliminares da nossa tradicional pesquisa de fim de ano apontam uma tendência de antecipação das compras natalinas", diz.
O fechamento e a abertura de vagas no comércio são indicadores do desempenho de vendas no varejo, explica o presidente da CDL Canoas. "O aumento da demanda gera automaticamente a necessidade de ampliar a oferta, ou seja, a tendência é que as contratações aumentem", salienta.
Qualificação
Segundo Netto, os lojistas têm investido no treinamento e na qualificação dos funcionários, visando a atrair mais clientes por meio do atendimento. "Os consumidores têm procurado, cada vez mais, por bom atendimento. Ter um profissional qualificado na equipe faz toda a diferença", enfatiza. "A maior queixa que temos recebido dos varejistas é sobre a dificuldade de encontrar pessoas com o perfil adequado para as vagas disponíveis."
Formação, experiência e oportunidade
A ausência de qualificação é apontada pela CDL Canoas como principal empecilho na hora da contratação. "A alta rotatividade no quadro de colaboradores no comércio é ruim para a empresa e para o trabalhador. Existe um investimento de tempo e dinheiro para qualificar, mas não há retenção. A exigência aumenta e o número de vagas reduz."
Netto orienta os candidatos que buscam uma colocação no mercado de trabalho. "É importante correr atrás da qualificação. As vagas temporárias podem se tornar efetivas", diz.
Vagas temporárias e expectativa
A expectativa é de otimismo para dezembro, aponta o presidente da CDL Canoas. "Nosso compromisso enquanto entidade é informar, orientar e capacitar os empresários. Estamos confiantes no aumento do número de postos de trabalho temporários e no crescimento nas vendas do setor. Pedimos aos consumidores que façam compras dentro da cidade, isso fortalece o comércio e a geração de renda locais", finaliza.