O calendário de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou para aposentados, pensionistas e beneficiários desde o dia 25 de novembro e segue até a próxima sexta-feira (6). Esse cronograma depende de alguns fatores, no entanto, não contempla os segurados do Rio Grande do Sul, já que receberam o pagamento do 13º salário no primeiro dia do calendário, em função do estado de calamidade pública.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Aqueles que começaram a receber o benefício pelo INSS a partir de junho deste ano tiveram direito ao valor em parcela única ainda em novembro. Essa medida foi tomada visto que, aos demais, o pagamento da primeira parcela do 13º salário foi feito entre abril e maio.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
O pagamento aos outros beneficiados varia de acordo com o final do benefício – e se o valor é igual ou superior ao salário mínimo. O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Aqueles que recebem acima do piso nacional, devem ter o benefício depositado nesta primeira semana de dezembro.
LEIA TAMBÉM: Quitar dívidas ou investir? Saiba qual a melhor forma de utilizar a antecipação do 13º salário
Também serão contemplados com o abono anual os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentados, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade implantados a partir de junho. No caso de beneficiários que têm fim de auxílio programado para antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual.
ECONOMIA: Saiba como ficam os negócios com o Brasil a partir do fim do imposto de importação da Argentina
Veja calendário de dezembro
Para quem ganha até um salário mínimo
Final do benefício/dia do crédito
6 – 01/dez
7 – 02/dez
8 – 03/dez
9 – 04/dez
0 – 05/dez
Para quem ganha acima do piso nacional
Final do benefício/dia do crédito
1 e 6 – 01/dez
2 e 7 – 03/dez
3 e 8 – 06/dez
4 e 9 – 07/dez
5 e 0 – 08/dez
RECLAMAÇÕES: Black Fraude? Reclame Aqui tem recorde histórico de queixas da Black Friday; veja as empresas e os motivos
Quem não recebe o 13º salário?
Não recebem 13º salário pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.
Como conferir quando recebo 13º salário?
Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para a atendente, de forma a evitar fraudes. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas.
Os segurados que têm acesso à internet podem acessar o site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e senha. Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.
Sem 14º salário ou folha extra de 13º salário
O INSS ressalta que não há previsão de pagamento de “14º salário” ou “folha extra de 13º salário”, como circula em redes sociais e plataformas de vídeo e mensagem. Essas informações não são verdadeiras.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- 13
- aposentado 13 salário
- aposentadoria
- aposentados
- Aposentados e pensionistas
- BENEFÍCIO
- benefício adicional
- benefícios para aposentados
- décimo
- décimo para aposentados
- décimo terceiro
- dinheiro adicional
- dinheiro aposentado
- dinheiro no bolso
- INSS
- Instituto Nacional do Seguro Social
- MAIS DINHEIRO
- Qual a data do pagamento do 13o dos aposentados em 2024
- Quando sai o 13 dos aposentados e pensionistas do INSS
- quando será pago o décimo terceiro dos aposentados
- Quanto é o valor do 13 dos aposentados
- rendimento aposentados
- SALÁRIO MÍNIMO