abc+

VOCÊ SABIA?

Aposentados que ganham mais de um salário mínimo terão benefício adicional nos próximos dias

Cronograma do INSS de pagamento a aposentados, pensionistas e beneficiários segue desde o dia 25 de novembro; veja calendário a partir de dezembro

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 02/12/2024 às 16h:32 Última atualização: 02/12/2024 às 16h:32
Publicidade

O calendário de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou para aposentados, pensionistas e beneficiários desde o dia 25 de novembro e segue até a próxima sexta-feira (6). Esse cronograma depende de alguns fatores, no entanto, não contempla os segurados do Rio Grande do Sul, já que receberam o pagamento do 13º salário no primeiro dia do calendário, em função do estado de calamidade pública. 

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Aposentados que ganham mais de um salário mínimo terão benefício adicional nos próximos dias | abc+



Aposentados que ganham mais de um salário mínimo terão benefício adicional nos próximos dias

Foto: AdobeStock

Aqueles que começaram a receber o benefício pelo INSS a partir de junho deste ano tiveram direito ao valor em parcela única ainda em novembro. Essa medida foi tomada visto que, aos demais, o pagamento da primeira parcela do 13º salário foi feito entre abril e maio. 

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

O pagamento aos outros beneficiados varia de acordo com o final do benefício – e se o valor é igual ou superior ao salário mínimo. O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Aqueles que recebem acima do piso nacional, devem ter o benefício depositado nesta primeira semana de dezembro.

LEIA TAMBÉM: Quitar dívidas ou investir? Saiba qual a melhor forma de utilizar a antecipação do 13º salário

Também serão contemplados com o abono anual os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentados, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade implantados a partir de junho. No caso de beneficiários que têm fim de auxílio programado para antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual.

ECONOMIA: Saiba como ficam os negócios com o Brasil a partir do fim do imposto de importação da Argentina

Veja calendário de dezembro

Para quem ganha até um salário mínimo

Final do benefício/dia do crédito
6 – 01/dez
7 – 02/dez
8 – 03/dez
9 – 04/dez
0 – 05/dez

Para quem ganha acima do piso nacional

Final do benefício/dia do crédito

1 e 6 – 01/dez
2 e 7 – 03/dez
3 e 8 – 06/dez
4 e 9 – 07/dez
5 e 0 – 08/dez

RECLAMAÇÕES: Black Fraude? Reclame Aqui tem recorde histórico de queixas da Black Friday; veja as empresas e os motivos

Quem não recebe o 13º salário?

Não recebem 13º salário pessoas contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, e beneficiários de Renda Mensal Vitalícia.

ECONOMIA: “Brasil vai até o precipício, mas nunca se atira”; Entenda cenário econômico após pacote anunciado por Haddad

Como conferir quando recebo 13º salário?

Para quem não tem acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para a atendente, de forma a evitar fraudes. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7 às 22 horas.

Os segurados que têm acesso à internet podem acessar o site Meu INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento”. É possível ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer login e senha. Depois disso, todos os serviços disponíveis e o histórico das informações do beneficiário serão listados.

Sem 14º salário ou folha extra de 13º salário

O INSS ressalta que não há previsão de pagamento de “14º salário” ou “folha extra de 13º salário”, como circula em redes sociais e plataformas de vídeo e mensagem. Essas informações não são verdadeiras.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade