abc+

ECONOMIA

Agroindústrias da região recebem certificação para expandir os negócios pelo País

Empresas familiares de queijo e conservas já sabem para quais regiões querem comercializar seus produtos

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 05/09/2023 às 15h:36 Última atualização: 16/04/2024 às 17h:10
Publicidade

Ivoti conta com uma importante certificação que permite a comercialização de produtos de origem animal em todo o território brasileiro. A prefeitura recebeu o reconhecimento de equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) durante a Expointer, em Esteio.

Produtos de agroindústrias de Ivoti recebem selo para comercialização em território nacional | abc+



Produtos de agroindústrias de Ivoti recebem selo para comercialização em território nacional

Foto: Divulgação/PMI

A certificação faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal. No Rio Grande do Sul, apenas 21 municípios possuem o selo. 

Duas agroindústrias do município já estão habilitadas e estão com planos de expandir sua atuação em breve: Laticínio Nova Alemanha e a Camila Conservas.

A queijaria

A Nova Alemanha começou suas atividades em 2002, quando ainda era voltada para a produção de leite de cabra. Em 2004, o proprietário Rodrigo Staudt e sua irmã Débora decidiram abrir oficialmente a agroindústria. O negócio familiar foi crescendo e em 2011, a esposa de Rodrigo, Luana Fröhlich, passou a integrar a equipe. Mais tarde, em 2013 os pais de Rodrigo, Danilo e Mirian, também se juntaram ao negócio.

Rodrigo, Luana e Débora | abc+



Rodrigo, Luana e Débora

Foto: Divulgação

Atualmente, a empresa gera 17 empregos e tem toda a sua produção rastreada do leite ao produto final e conta com laboratório próprio para análise de leite e produtos. 

“Esse selo é de extrema importância para nós, pois nos permite expandir nosso alcance e vender para outros estados. Ao produzir nossos queijos, sempre priorizamos a qualidade e seguimos os mais rigorosos padrões de segurança alimentar. Já tivemos procura dos produtos principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina”, conta Luana.

As conservas

 A empresa Camila Conservas está no mercado há quase 10 anos e conta com cerca de 12 colaboradores.  Entre os produtos em conserva estão ovo de codorna, pepino, cebola, beterraba e cenoura. 

Camila Conservas | abc+



Camila Conservas

Foto: Divulgação

São duas fábricas, uma dos ovos de codorna e outra voltada para os legumes. A empresa é familiar, administrada por Cleide Isabel Fleck e Lauri Elir Noetzold e o nome do empreendimento foi uma forma de homenagear Camila, a filha do casal.

“Começamos a empresa com o certificado SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que foi a primeira liberação que teve na nossa cidade e depois Susaf-RS (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte e agora o Sisb-POA. Viemos crescendo no mercado com nossos produtos e a ideia é comercializar para Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Já estamos buscando clientes e fazendo contatos”, destaca Lauri.

Reconhecimento

De acordo com o prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann, a conquista proporciona novas oportunidades no município. 

“É uma grande conquista para Ivoti. Trabalhamos muito para que isso se tornasse possível. Além de beneficiar as empresas que já trabalham no município, o selo possibilita a vinda de novas agroindústrias, gerando mais empregos e fortalecendo a economia da cidade”, avalia.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade