Virou o ano e cresce a expectativa do nosso coração carnavalesco para os desfiles de escolas de samba nos municípios gaúchos. Em alguns deles, como Porto Alegre e Uruguaiana, já tem ingresso sendo vendido.
Em outros, porém, a mudança de governo nas prefeituras deixa a organização em compasso de espera. Mesmo com algumas indefinições, o ano que se inicia confirma uma tendência das folias no Rio Grande do Sul, que é o deslocamento do calendário tradicional do carnaval.
Na maioria das cidades, o espetáculo se dará fora de época! Veja abaixo um mapa dos dias de folia em localidades com tradição carnavalesca:
No Vale do Sinos
Em Novo Hamburgo, a possibilidade de ter carnaval é muito remota. É que em seu primeiro dia como prefeito, Gustavo Finck prorrogou por mais seis meses o estado de calamidade na cidade. Com isso, seguem proibidos os repasses da Prefeitura para eventos, por força de uma lei – de autoria do próprio Finck, quando vereador – que impede apoio da administração municipal durante situação de calamidade ou emergência.
Em São Leopoldo, as entidades carnavalescas receberam sinalização positiva do prefeito Heliomar Franco para os desfiles na Avenida Tom Astral. Provavelmente, no dia 22 de março.
Na região metropolitana
Em Esteio, o carnaval será outra vez no Parque de Exposições Assis Brasil, provavelmente na segunda quinzena de março. Em Guaíba, a tendência é de carnaval no dia 29 do terceiro mês do ano.
Em Canoas, cenário indefinido. Algumas escolas de samba da região ainda participam da celebração carnavalesca de Porto Alegre, onde os desfiles serão nos dias 14 e 15 de março (grupos Ouro e Prata).
Na fronteira
Precursora do modelo fora de época, Uruguaiana faz seu Carnaval nos dias 20, 21 e 22 de março e já comercializa os ingressos desde o início de dezembro. As entradas para alguns setores da estrutura que será montada na Avenida Presidente Vargas já estão esgotadas.
A disputa é entre a atual campeã Cova da Onça, Os Rouxinóis, Ilha do Marduque, Bambas da Alegria, Deu Chucha na Zebra e Imperadores do Sol.
Na terra de Erico Verissimo
Em Cruz Alta, tudo confirmado para os dias 28 e 29 de março, no sambódromo Mestre Vidal. No primeiro dia, ensaio técnico. No segundo, desfile competitivo. A disputa é entre a Imperatriz da Zona Norte, atual campeã, e Unidos de São José, Unidos do Beco e Gaviões da Ferrô.
Onde tem carnaval no carnaval
Em Rio Pardo e Arroio do Sal a fuzarca seguirá o calendário tradicional, no “feriado” de carnaval. No litoral, disputa entre Saímos Sem Querê, Gigantes da Orla e Camas. Em Rio Pardo, a competição entre Embaixadores do Ritmo, Candangos e Realeza da Vila será no primeiro dia de março.
LEIA TAMBÉM