As peças do jogo político canoense estão sendo movimentadas vagarosamente nas entrelinhas. Cada passo tem sido cautelosamente calculado entre os partidos e apoiadores. Na última segunda-feira (29), o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou uma reunião com o quadro partidário sobre as eleições municipais 2024.
O encontro discutiu sobre a posição do partido como base do atual governo Jairo Jorge (PSD) e o futuro da legenda no pleito eleitoral de outubro.
“Ficou acordado que a nossa Federação Partidária [PT, PV e PCdoB] seguirá na base governista da gestão municipal. Sobre possíveis candidaturas, a nossa análise do cenário é uma só: temos legitimidade e força para indicar um dos nossos quadros para compor uma futura chapa majoritária com o Jairo Jorge. Temos nomes qualificados e populares para o cargo de vice”, afirma o presidente do PT Canoas, Vitor Labes.
Entre os nomes que deverão ser apresentados estão: os vereadores Maria Eunice (PT), Emilio Neto (PT) e Cris Moraes (PV). Outro nome que circula entre os petistas canoenses é o do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Paulo Chitolina.
“Ainda é cedo. Tudo será feito na base do diálogo entre os partidos que compõem a federação. A previsão é que tenhamos um nome para apresentar para o bloco de partidos da base de apoio do Jairo entre o fim de maio e início de junho”, diz.
Segundo Labes, o foco atual é a elaboração de um programa de governo. “Antes de ter um candidato é preciso ter um plano de governo, de gestão. Estamos no processo de construção de um com os principais desafios da cidade.”
Jairo Jorge se posiciona sobre o futuro
Questionado sobre o pleito municipal, o prefeito Jairo Jorge mantém a discrição. “Minha decisão só será tomada no início de julho, em comum acordo com todos os partidos e lideranças. Só neste momento iremos definir os nomes dos candidatos a prefeito e vice”, destaca.
Jairo Jorge diz que recebe com respeito a decisão do PT. “É natural que, pela sua história e força política, o partido apresente nomes e disposição para compor a chapa majoritária”, diz.
Atualmente, o bloco político é formado por 11 partidos, são eles: PSD, PT, PV, PCdoB, PDT, PSDB, Republicanos, Avante, Podemos, Solidariedade e Agir.
LEIA TAMBÉM