abc+

ACIDENTE DE TRABALHO

Em Novo Hamburgo, médicos reimplantam polegar de paciente que teve dedo decepado

Cirurgia foi realizada no Hospital Regina e devolveu a mobilidade à mão do paciente de 29 anos

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 02/02/2024 às 16h:56 Última atualização: 02/02/2024 às 16h:57
Publicidade

Em uma intervenção cirúrgica avançada, dois cirurgiões do Hospital Regina reimplantaram o polegar de um jovem de 29 anos e devolveram a mobilidade à mão dele. O paciente é um trabalhador de um fábrica de embalagens de madeira da região que se acidentou com uma serra circular e foi submetido ao procedimento no dia 26 de janeiro.

A cirurgia foi coordenada por Erik Carvalho  e Filipe Casagrande | abc+



A cirurgia foi coordenada por Erik Carvalho e Filipe Casagrande

Foto: Hospital Regina/Divulgação

A cirurgia foi coordenada pelo médico Erik Carvalho, ortopedista e traumatologista especializado em Cirurgia da Mão, e o médico Filipe Casagrande, cirurgião plástico pós-graduado em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica com ênfase em Microcirurgia, e durou cerca de três horas.

“Mais de 90% dos casos não têm bom resultado, devido ao tipo de lesão, acondicionamento da parte amputada e capacidade para receber em hospital esse tipo de lesão. Mas, neste caso, o resultado da cirurgia foi excelente. O paciente conseguirá mover o dedo e necessitará de fisioterapia para recuperação da função, com possibilidade de fazer o movimento de pinça, escrever, entre outras atividades”, destaca o Erik.

O cirurgião da mão detalha que o reimplante tem uma sequência, iniciando pela parte óssea, que foi fixada. Em seguida, foram utilizadas técnicas de microcirurgia, com sutura das artérias, veias, nervos e tendões.

Os médicos do Hospital Regina ainda ressaltam que, na etapa atual, o paciente seguirá com cuidados em relação ao curativo e uso de medicamentos por cerca de 30 dias. O jovem segue se recuperando bem em casa e tem boa circulação sanguínea no dedo.

“A maior recompensa que podemos esperar é a recuperação do paciente. Nesse caso, principalmente pela complexidade do procedimento e pelo excelente resultado, nós ficamos muito felizes. Ao final do procedimento, eu e o Filipe pudemos conversar com a família e comemorar o resultado”, celebra o Erik.

Paciente de 29 anos teve o polegar decepado durante o trabalho | abc+



Paciente de 29 anos teve o polegar decepado durante o trabalho

Foto: Hospital Regina/Divulgação

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade