A chegada de janeiro intensifica uma prática comum às escolas de samba de todo o Brasil, que são os ensaios de rua.
A principal motivação é técnica, pois estes treinos permitem movimentos obrigatórios dos desfiles, como as manobras das baterias nos recuos, bem como as apresentações de comissões de frente e dos casais de mestre-sala e porta-bandeira nos módulos de julgamento.
Nas quadras de ensaios, há limitações físicas que impedem a reprodução destas dinâmicas. No Grupo Especial do Rio de Janeiro, a maioria das escolas agendou estes treinos para todas as semanas até o Carnaval. Por aqui, cada vez mais as entidades carnavalescas adotam a mesma estratégia.
Nas ruas de Viamão e da Leopoldina
Neste domingo (19), a Vila Isabel vai ensaiar a partir das 20 horas na Avenida Liberdade, em Viamão. Na noite de quarta-feira (22), a Imperatriz Dona Leopoldina mergulha mais uma vez no coração da sua comunidade, com o tradicional ensaio de rua.
Protegidos no Rondônia
O domingo também marca o segundo ensaio de rua da Protegidos. A concentração é a partir das 16 horas, em frente ao Complexo Cultural Protegidos, na Rua Germano Fehse, 115, no bairro Rondônia.
Etapa importante da preparação da tricolor de Novo Hamburgo para a disputa da Série Prata do Carnaval de Porto Alegre, com reedição do antológico samba-enredo de 2007, sobre o budismo.
LEIA TAMBÉM