abc+

Conteúdo de Marca

Três curiosidades sobre o St. Patrick’s Day, festa irlandesa que caiu no gosto dos gaúchos

Em Canoas, hamburgueria celebra a data com diversas atrações e projeta público de 10 mil pessoas

Chega março e começa a pipocar nas lojas diversos adereços verdes, desde cartolas até trevos da sorte. Nos bares e restaurantes, o menu ganha versões na cor, com pães pigmentados e bebidas esverdeadas.

St Patrick's Day



Tudo isso porque a festa que celebra o padroeiro da Irlanda está ganhando cada vez mais adeptos em solo brasileiro. O St. Patrick’s Day, celebrado originalmente no dia 17 de março, faz memória de São Patrício e mesmo que o santo não tenha muitos devotos por aqui, a festa dele sim.

Em Canoas, por exemplo, são esperados entre 10 a 15 mil pessoas na festividade promovida pelo Capim Burger. Tanto é que a data será celebrada em dois dias: neste sábado (16) e domingo (17). Com entrada gratuita, o evento terá shows de Reação em Cadeia, Comunidade Ninjitsu, entre outros artistas, além de espaço kids, sorteio de brindes e, claro, muita comida e bebida verde.

Para o empresário Charles Peixoto, que está à frente do Capim Burger, a característica mais marcante da data é, justamente, a interação do público, que se veste de verde, pinta o cabelo e abraça a festividade. “Essa é a segunda edição e, neste ano, fomos mais ousados trazendo shows de peso, que o público poderá curtir sem custo nenhum, já que a entrada é franca”, destaca

Confira três curiosidades sobre a festa irlandesa

Shamrock, um símbolo de St. Patrick’s Day

O trevo é símbolo, não só do dia de St. Patrick, mas de toda a cultura irlandesa. Entretanto, embora sua existência na cultura celta já fosse relevante, ganhou força popular ao ser utilizado na religião. Usá-lo na pregação foi a forma encontrada pelo patrono do país de explicar a Santíssima Trindade. Por suas folhas terem três partes unidas por um único caule, seriam como uma representação das entidades de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O nome Shamrock vem do idioma gaélico e significa ‘planta jovem de três folhas’, um ícone de sorte que ganhou popularidade por todo o mundo.

O duende e seu pote de ouro

Na Irlanda, os duendes estão por toda parte: em desenhos, bonecos, enfeites e, principalmente, nas fantasias do St. Patrick’s Day. No folclore irlandês, os Leprechauns são guardiões de tesouros que moram no país desde muito antes dos celtas e vivem escondidos com seus potes de ouro no final de arco-íris. Muito travessos, adoram pregar peças e são muito ágeis, quase impossíveis de alcançar. Por isso, há uma lenda de quem capturar um poderá fazer três pedidos.

Tudo verde

É comum ouvir a Irlanda ser chamada de Ilha Esmeralda e essa é uma referência à sua paisagem. Entretanto, por conta do trevo, a cor está conectada também a Saint Patrick e, consequentemente, muito presente na comemoração de seu dia. Atualmente, além das roupas e acessórios na cor, é possível encontrar prédios, monumentos e até rios coloridos de verde para celebração do feriado, homenagem que não é exclusividade irlandesa, muitos países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e até Rússia também enfeitam suas cidades. Uma curiosidade: a celebração é tão popular em alguns países que o Chicago Bulls, um dos maiores times de basquete dos Estados Unidos, tem o uniforme oficial vermelho, mas se veste de verde para celebrar a data.

Agende-se

O quê: St. Patrick Day do Capim Burger
Quando: 16 e 17 de março
Onde: Rua Açucena, 1258, em Canoas
Entrada franca, espaço kids, pet friendly e sorteio de brindes

Sábado (16), a partir das 16 horas
Burnout
Roger Dreissig Dj
Deivid Borba e banda
Reação em Cadeia
Dj Cabeção

Domingo (17), a partir das 14 horas
Prof. Maluquinha (infantil)
Neuro Ruptura
Comunidade Ninjitsu
Zero 13 (Tributo CBJR)
Roger Dreissig Dj

O artigo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade de seu autor.
Artigos podem ser enviados para comercial@gruposinos.com.br

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade