CONTEÚDO DE MARCA

Terceira edição da BFSHOW impulsiona a recuperação da indústria calçadista

A feira ocorre de 11 a 13 de novembro no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP

Publicado em: 15/10/2024 08:42
Última atualização: 15/10/2024 08:52

Marcada para o período de 11 a 13 de novembro, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, a terceira edição da BFSHOW será um momento decisivo para o setor calçadista gaúcho, que continua a superar os desafios impostos pelas enchentes ocorridas em maio de 2024.

Realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com organização da NürnbergMesse Brasil, a feira, que é a principal do setor no País, terá um papel fundamental para a recuperação das fábricas. Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados, destaca as dificuldades geradas pela ocasião, que além de afetarem as produtoras de calçados, também influenciaram de forma negativa no trabalho dos fornecedores de componentes e couros no Rio Grande do Sul. “Tivemos grande impacto em toda a cadeia produtiva da nossa atividade”, aponta.

Conforme Ferreira, a BFSHOW foi a única feira comercial do setor a ocorrer naquele período, sendo essencial para a retomada do setor calçadista. “A BFSHOW entendeu que tinha o papel de, neste momento complicado, impulsionar as fábricas rumo à recuperação. Foi uma atitude muito acertada, visto que os negócios aconteceram e a BFSHOW acabou tendo um papel fundamental no início da recuperação do setor.”

BFSHOW será em novembro Foto: Divulgação/BFSHOW

Reconhecimento e perspectivas

O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, também reconhece as adversidades enfrentadas em maio, e aponta o evento como uma vitrine para demonstrar a resiliência das fábricas gaúchas. “A feira de maio foi permeada de desafios, mas também um momento importante para mostrarmos ao mundo toda a força da indústria calçadista gaúcha. Não foram poucos os problemas com a logística, que ficou prejudicada, devido ao aeroporto de Porto Alegre ficar fechado, além das dificuldades econômicas de empresas que foram diretamente afetadas pelas enchentes, e que, ainda assim, investiram todos os seus esforços para garantir presença na BFSHOW”, avalia.

Para a próxima edição da feira, o foco estará na consolidação da recuperação das fábricas gaúchas, com normalização das atividades e a superação dos problemas logísticos. “Em novembro, com a situação normalizada, a mostra busca coroar todo o esforço das empresas, que com muita dedicação e resiliência, mostraram toda a força da maior indústria de calçados do Ocidente para o Brasil e para o mundo”, destaca Ferreira.

A BFSHOW

A terceira edição da BFSHOW também tem o objetivo de fortalecer suas operações, mantendo a conexão com lojistas nacionais e compradores internacionais. Dedicada a apresentar as novidades dos calçados masculinos, femininos, infantis e esportivos, a feira estima confirmar as boas projeções de promotores e expositores para o setor. Com mais de 11 mil metros quadrados de área expositiva, o Distrito Anhembi já tem mais de 290 marcas brasileiras de calçados confirmadas. 

Apoio na retomada do setor

A Bebecê (Três Coroas/RS) marca presença no evento pela terceira vez. Segundo a analista de marketing da companhia, Natascha Land, a BFSHOW tem sido positiva de várias formas: para divulgação da marca, apresentação da nova coleção e para as vendas do mercado interno e também exportação. Atingida durante a enchente, a Bebecê acredita que eventos como esse são fundamentais para a retomada do mercado. “Feiras que fomentam as vendas, os negócios e impulsionam as marcas gaúchas, são essenciais neste momento de recuperação, pois fazem a economia girar, estimulando o consumo de produtos de qualidade feitos no Sul”, aponta.

Natascha Land, analista de marketing da Bebecê Foto: Acervo pessoal

 

Visibilidade para os negócios

A  Usaflex (Igrejinha/RS) tem boas expectativas de mercado para sua terceira participação na BFSHOW. A calçadista gaúcha aposta em inovação tecnológica e mais de 80 novos modelos. “A BFSHOW é a principal feira de lançamentos de novidades e inovações do setor calçadista, principalmente pelo fato de estar no grande centro urbano, que é São Paulo. É uma oportunidade não somente para as empresas calçadistas, mas outros setores que estão se agrupando, dando cada vez mais suporte ao setor de calçados, com melhores condições de acessibilidade, e maior transparência”, destaca o CEO da Usaflex, Sergio Bocayuva.


Sergio Bocayuva, CEO da Usaflex Foto: Divulgação/Usaflex

 

Poder de competição

Para o CEO da Vulcabras (Parobé/RS), Pedro Bartelle, a BFSHOW é uma grande vitrine para a indústria calçadista. “A nossa participação na BFSHOW é muito importante para mostrar a força da indústria nacional e reforçar, por meio dos nossos produtos que estarão expostos, que uma empresa brasileira tem tecnologia de ponta e inovação para competir com qualquer lugar do mundo e pode produzir qualquer tipo de calçado esportivo”, afirma. “Essa terceira edição da feira será uma excelente oportunidade para discutir o futuro do setor calçadista e a competitividade da indústria local perante a concorrência asiática.”

Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras Foto: Divulgação

Serviço:

O quê: 3ª edição da BFSHOW
Quando:
11 a 13 de novembro de 2024
Onde:
Distrito Anhembi, em São Paulo/SP
Credenciamento:
No site bfshow.com.br

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas