O final de ano é propício para avaliações e novas perspectivas, inclusive no poder público de Nova Santa Rita. Em 2023, a Prefeitura realizou diversas ações, projetos, entregou obras e eventos. O prefeito Rodrigo Battistella destaca três pilares essenciais para o bem-estar da comunidade e do município: saúde, educação e desenvolvimento, adiantando projeções para 2024.
A Policlínica 24 horas, considerada a maior obra em 30 anos, está 80% concluída. Espera-se que resolva grande parte da demanda de média e alta complexidade ambulatorial na cidade, proporcionando benefícios à população. “Estima-se que, atualmente, cerca de 60% dos casos que dependem de transferência para conclusão do atendimento em hospitais da região, possam ser sanados aqui em nosso novo serviço”, observa.
Com estrutura quatro vezes maior que o Pronto Atendimento atual, oferecerá exames 24 horas, ala pediátrica e serviços destacados, como Pronto Atendimento expandido, com prestação de socorro para acidentes, paradas cardíacas, crises de hipertensão, entre outros, e o Centro de Especialidades para diversas áreas médicas, como ortopedia, cardiologia e neurologia. Battistella enfatiza que a integração do sistema permitirá um acolhimento mais efetivo aos pacientes.
Especialidades de média e alta complexidade
Já na inauguração da obra, o espaço deve disponibilizar exames de imagem como radiografia e ultrassonografia, análises clínicas, colonoscopia, com funcionamento 24 horas. O local terá acesso a cerca de dez especialidades médicas, que funcionarão com agendamento, conforme a demanda da Regulação de Saúde da cidade. São elas: cardiologia, neurologia, endocrinologia, ginecologia, pediatria, ortopedia, dermatologia.
“A médio prazo essa estrutura possibilitará que Nova Santa Rita seja referência em saúde para a região, podendo pactuar junto ao Estado a disponibilidade desses serviços para outros municípios que possuem demanda represada”, afirma. A Policlínica em breve terá também atendimento em oftalmologia e gastroenterologia, grande demanda de Nova Santa Rita e Região Metropolitana.
Saberes integrados e potencializados
Dos projetos desenvolvidos na área da educação, a implantação das salas makers e a 1ª Olimpíada Maker em Nova Santa Rita proporcionaram aprendizado integrado entre alunos de diferentes graus e escolas.
O prefeito destaca a troca significativa de conhecimentos, experiências e habilidades: “Os estudantes têm a oportunidade de aprender uns com os outros, explorando diferentes perspectivas e abordagens criativas para resolver desafios. Para os professores, essa integração ampliou suas possibilidades de ensino ao observarem novas formas de engajamento dos alunos e identificarem métodos de ensino mais eficazes e inovadores.”
Atualmente, o município tem nove salas, que viabilizaram workshops de prototipagem, cursos de programação e eletrônica, projetos de impressão 3D, oficinas de robótica e eventos de conscientização sobre sustentabilidade. Para o próximo ano, há planos de expansão, incluindo workshops temáticos, parcerias com empresas e instituições, e a introdução de novas tecnologias para promover ainda mais a inovação e o aprendizado prático.
Facilidades logísticas
Em 2023, Nova Santa Rita celebrou conquistas significativas na empregabilidade e economia. O município recebeu o Centro de Distribuição (CD) das Lojas Colombo em um espaço de 30 mil metros quadrados, com planos de expansão.
Destacando a localização estratégica com acesso a quatro modais logísticos, o prefeito Battistella ressalta que a cidade se tornou o maior polo logístico do Rio Grande do Sul, representando cerca de 50% do PIB municipal. O investimento em capacitações, principalmente na área logística, tornou os moradores competitivos para as vagas locais. Para 2024, a cidade planeja continuar investindo, atrair novos empreendimentos e manter um cenário econômico positivo.
Cidade em expansão
Nova Santa Rita, comprometida com o desenvolvimento contínuo, planeja iniciar em março a licitação de duas obras importantes: o Ginásio Municipal e o Centro Administrativo. O novo prédio administrativo terá cerca de 9.570 m², em construção pré-moldada, incluindo estrutura administrativa, auditório e estacionamento. O prefeito destaca a importância desse investimento após 31 anos de emancipação política, visando centralizar os serviços para promover maior agilidade nos atendimentos à comunidade e economia nos cofres municipais.
O Ginásio Poliesportivo, em fase final de projeto, terá 3.016,35m² no Parque Olmiro Brandão. Conforme Battistella, os projetos, recentemente aprovados pelo Legislativo, representam uma conquista significativa para a cidade. Com investimento de cerca de R$ 40 milhões, financiado pelo Programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal, as obras visam atender às necessidades atualizadas e proporcionar melhores condições para a comunidade.
Saiba mais
Pelo Instagram da prefeitura, em @prefnsr, ou pelo site novasantarita.atende.net/cidadao.