Às portas de mais um novembro azul, a saúde do homem volta a ser tema central de debate. Algo que, assim como o outubro rosa e os esforços de combate ao câncer de mama, deveria ser prioridade ao longo de todos os meses. Isso porque não é apenas o câncer de próstata que merece atenção do público masculino. Outras doenças, mesmo que benignas, também afetam o bem-estar dos homens.
Um exemplo é a hiperplasia benigna da próstata (HBP), conhecida popularmente como próstata aumentada, uma condição comum entre os homens — principalmente após os 50 anos.
De acordo com o urologista Marlon Fiorentini, à medida que a próstata cresce, ela comprime a uretra, causando sintomas desconfortáveis e, em alguns casos, complicações mais graves. Até pouco tempo atrás, poucas opções de tratamento eram oferecidas, a maioria com repercussão na vida sexual do paciente.
No entanto, com o avanço da medicina e de procedimentos minimamente invasivos, técnicas mais inovadoras conseguem tratar a doença sem provocar tantos efeitos colaterais.
Uma dessas técnicas, segundo Fiorentini, é o Rezum. “É um procedimento minimamente invasivo que utiliza vapor de água para tratar o aumento benigno da próstata”, explica. O procedimento envolve a inserção de uma sonda na uretra do paciente e aplicação de vapor diretamente no tecido prostático afetado.
“É um tratamento inovador, que não exige internação hospitalar e o único capaz de preservar a ejaculação em quase todos os pacientes tratados”, detalha.
Pioneiro na aplicação do tratamento na região, o urologista explica que o Rezum é opção para quem não quer passar pelas cirurgias tradicionais ou que não se adaptou às medicações. “Por ser minimamente invasivo, ele reduz os efeitos colaterais e permite que o homem siga com a sua vida sexual preservada. Além disso, o próprio método ou mesmo outra forma de tratamento cirúrgico pode ser realizado futuramente em caso de um novo aumento benigno da próstata”, detalha.
Avanço da cirurgia da próstata – Holep e robótica
Além do Rezum, outros tratamentos minimamente invasivos estão disponíveis aos pacientes da região. Uma cirurgia que vem ganhando destaque no cenário mundial pela sua segurança e efetividade é o Holep ou enucleação endoscópica da próstata utilizando laser de alta potência, cirurgia na qual o dr. Marlon Fiorentini também é pioneiro na região.
O Holep é uma forma de tratamento para a próstata aumentada ou hiperplasia da próstata que apresenta as mais altas taxas de eficiência no longo prazo, o que significa uma chance extremamente baixa do paciente precisar ser submetido a novos procedimentos ou retratamentos para este problema ao longo do tempo.
A cirurgia robótica é mais uma modalidade de tratamento disponível para pacientes com próstata aumentada, especialmente próstatas muito grandes, apresentando também alta eficácia e segurança no longo prazo. Na cirurgia robótica, a enucleação da parte central da próstata é realizada através de braços robotizados totalmente comandados pelo urologista assistente.
O que é aumento da próstata?
Os quadros de Hiperplasia Benigna da Próstata caracterizam-se pelo aumento do volume da glândula, que pode estar relacionado a diversos factores – o avançar da idade, o histórico familiar de doença e os hábitos alimentares pouco saudáveis. Desta condição resultam alguns sintomas urológicos, já que o aumento da próstata comprime a uretra, o canal por onde passa a urina.
Quais os sintomas?
- Demora para começar a urinar
- Necessidade de fazer força para urinar
- Ardor ao urinar
- Jato urinário fraco, fino ou intermitente
- Vontade súbita de urinar
- Aumento da frequência da vontade de urinar
- Dor ou sensação de peso no baixo ventre
- Incapacidade de esvaziar por completo a bexiga
- Gotejo após urinar
Qual a vantagem do Rezum?
A técnica Rezum permite devolver à próstata as suas dimensões habituais ou, pelo menos, reduzir o seu tamanho. Como consequência, a uretra deixa de estar comprimida, a urina é eliminada com menor dificuldade e os sintomas urológicos desaparecem ou aliviam. Para isso, este tratamento recorre a um aparelho de radiofrequência que converte água em vapor, gerando energia térmica. Quando esta energia é direcionada para o tecido aumentado, as células que o compõem são eliminadas. Este processo é realizado através da uretra, de forma pouco invasiva e agressiva, sem incisões. Além das vantagens de rápida recuperação e risco muito baixo de sangramento, o Rezum é a técnica cirúrgica com menor impacto sobre a saúde sexual do paciente, especialmente no que se refere à ejaculação.
Como é feito o procedimento?
O processo de realização da técnica Rezum é simples e rápido, cumprido em ambulatório e sem necessidade de hospitalização. É controlado através de um aparelho endoscópico, introduzido pela uretra, que permite visualizar o tratamento. Pode ser realizado sob anestesia local ou sedação, permitindo uma estadia de apenas algumas horas no ambiente hospitalar.
Saiba mais
Dr. Marlon Fiorentini CRM 29047 | @drmarlonfiorentini
Centro Clínico Regina, sala 702, Novo Hamburgo
Fone (51) 3069-3991 | WhatsApp (51) 99748-2952