abc+

Conteúdo de Marca

CÂNCER: As lições trazidas pela doença e como a prevenir

Hábitos saudáveis e exames de rotina são atitudes que podem mudar o desfecho de um diagnóstico

Falar sobre câncer é quebrar tabus. Para o médico oncologista e diretor técnico da Oncoprev, Henrique Träsel, a maioria dos tumores são multifatoriais e, quanto mais se fala sobre a doença, mais as pessoas estarão munidas de informações para evitá-la. “Existe um fenômeno de diagnóstico de câncer em jovens, o que nos acende o alerta. Por isso a importância de nos conhecermos, conhecermos o nosso corpo, nos olharmos mais e ficarmos atentos aos seus sinais”, recomenda.

Oncologista Henrique Träsel fala sobre os ensinamentos do câncer e como podemos evitar a doença | abc+



Oncologista Henrique Träsel fala sobre os ensinamentos do câncer e como podemos evitar a doença

Foto: Divulgação

A cada ano, são esperados 704 mil novos casos de câncer no País. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a maior incidência é o de pele não melanoma (31%), seguindo de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Para Träsel, o dia mundial de combate ao câncer, celebrado neste domingo (4), deve ser ocasião para falar da doença e aprender com ela. “Sabemos que um diagnóstico precoce é muito importante para um desfecho positivo. E também sabemos que alguns tipos de câncer estão atrelados a hábitos de vida. Por isso, temos que aprender com o que o câncer já nos ensinou e seguir as próprias dicas da doença para tentar afastá-la”, avalia.

Entre essas dicas estão atividade física, alimentação saudável e redução do consumo do álcool ou do uso de tabaco. “Além, é claro, de manter os exames de rotina como a mamografia, o papanicolau, colonoscopia, entre outros”, recomenda.

Até agora, segundo o oncologista, as vacinas contra o câncer não obtiveram sucesso na fase de testes, o que motiva ainda mais a necessidade de atenção no que está no nosso prato e na nossa rotina. “Tivemos muitos avanços na medicina, exames mais complexos e tratamentos mais eficazes, mas precisamos também fazer o nosso dever de casa e buscar uma vida mais saudável e atenta ao nosso corpo”, defende.

Dicas der como manter a doença longe

ATIVIDADE FÍSICA

Com intensidade moderada a intensa, durante pelo menos 30 minutos, três vezes por semana. “Moderada a intensa é aquela que tu se sente soar, sente que o corpo está sendo exigido”, destaca o médico oncologista Henrique Träsel.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Escolha por alimentos saudáveis, com uma nutrição balanceada, incluindo frutas e legumes, sem excessos e com redução do consumo de embutidos e ultraprocessados.

EXAMES PREVENTIVOS

Manter os exames de rotina atualizados pode fazer a diferença. “Para os homens, a recomendação é fazer os exames preventivos de câncer de próstata a partir dos 50 anos. Para mulheres, mamografia a partir dos 40 e papanicolau entre 25 e 64 anos. Além de colonoscopia para homens e mulheres a partir dos 45 anos”, orienta.

EVITAR O TABAGISMO

Além de manter uma alimentação saudável, a prática de exercícios e realizar os exames de rotina, outro ponto fundamental para se evitar um câncer é não fazer uso de tabacos, seja qual for. “Inclusive o cuidado em não se tornar um fumante passivo”, frisa.

Oncoprev é referência oncológica para 13 municípios da região

Oncoprev é referência para 13 municípios da região, incluindo Novo Hamburgo | abc+



Oncoprev é referência para 13 municípios da região, incluindo Novo Hamburgo

Foto: Divulgação

Atuando há mais de duas décadas junto ao Hospital Bom Jesus de Taquara, a Oncoprev oferece assistência integral a pacientes dos vales do Paranhana e Sinos, além de Região das Hortênsias. É referência para 13 municípios gaúchos, incluindo Novo Hamburgo. São tratados, em média, 1,4 mil pacientes por mês, e realizadas cerca de 2 mil consultas mensais. Conta com uma equipe multiprofissional, atendendo nas áreas de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral e Torácica, Nutrição Oncológica, Hematologia, Mastologia, Oncologia Clínica e Psicologia. Possui uma unidade exclusiva para os atendimentos particulares e por convênios. É a única na região a oferecer atendimento oncológico pelo IPE Saúde.

Endereço de atendimento: Rua Gen. Emílio Lúcio Esteves, 1131, salas 101 e 102 B, Taquara
Telefone para contato e agendamentos: (51) 99452-1608 ou (51) 3541.1053
Convênios aceitos: IPE Saúde, Unimed Encosta da Serra, Cabergs, Bradesco e Cassi

 

 

O artigo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade de seu autor.
Artigos podem ser enviados para comercial@gruposinos.com.br

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade