CONTEÚDO DE MARCA

Hospital Unimed amplia leitos e inaugura Unidade Semi-Intensiva

Instituição passa a contar com mais 12 leitos para pacientes que necessitam de cuidados intensivos

Publicado em: 05/06/2024 10:27
Última atualização: 05/06/2024 10:28

Buscando sempre a excelência no atendimento à saúde, o Hospital Unimed ampliou o número de leitos com a inauguração da Unidade Semi-Intensiva, no último dia 22 de maio. Localizada no 4º andar da Torre II, em Novo Hamburgo, a ala conta com 12 novos leitos, sendo dois privativos e dez semi-privativos. Com isso, o número total de leitos chegou a 214. Somado aos leitos do Hospital Unimed São Leopoldo, o complexo hospitalar da Unimed Vale do Sinos conta com 263 leitos.


Instituição passa a contar com mais 12 leitos para pacientes que necessitam de cuidados intensivos Foto: Divulgação

De acordo com a médica Bárbara Fior, coordenadora médica UTI Adulto e semi-intensiva, a nova unidade dispõe de leitos monitorados com alta tecnologia, além de acomodações para familiares que podem permanecer em tempo integral. “A diferença entre a semi-intensiva e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é a criticidade, a gravidade da doença. Na UTI alocamos aqueles pacientes com necessidade de suporte à vida, bem como com maior risco de deterioração que exigirão ou estarão sob maior risco de necessitar de intervenções imediatas”, explica.

No entanto, ambas oferecem o cuidado multidisciplinar continuado pautado por práticas de excelência e humanização. No caso da semi-intensiva, a médica explica que os critérios de admissão abrangem pacientes provenientes da UTI ou das Unidades de Internação que necessitam de monitorização devido ao risco de desenvolver uma ou mais falências agudas de órgãos. “Ou que estão se recuperando de condições críticas, mas necessitam de cuidados intensivos da equipe multiprofissional, especialmente quando a carga de trabalho é muito alta ou complexa para ser gerida numa enfermaria”, detalha.

Bárbara ainda observa que, na nova ala, são admitidos pacientes clínicos ou cirúrgicos das unidades de internação e emergência que necessitam de monitorização frequente dos sinais vitais ou intervenção multidisciplinar, independentemente da causa da internação. “Isso inclui também pacientes em pós-operatório de cirurgias de grande porte, desde que estejam estáveis do ponto de vista hemodinâmico e respiratório, como os casos de cirurgias ortopédicas e do aparelho digestivo. Pacientes estáveis, mas com comorbidades que exijam monitorização, em pós-operatório de cirurgias de médio porte, também são admitidos, assim como pacientes em evolução para pernoite em sala de recuperação com risco de deterioração”, exemplifica.

Diferenciais da nova unidade

A médica Bárbara Fior, coordenadora médica UTI Adulto e semi-intensiva, explica que a proposta da Unidade Semi-Intensiva é fornecer suporte vital de média a baixa complexidade, com uma monitorização mais frequente, permitindo a detecção precoce de sinais de deterioração do paciente e oferecendo estabilização vital. O foco está no atendimento de pacientes com gravidade intermediária, considerados de risco moderado e que não estão em risco imediato de morte, mas necessitam de equipamentos e uma equipe multidisciplinar especializada.Devido à natureza da unidade como local de reabilitação e recuperação pós-operatória, é permitida a presença de um familiar em tempo integral. Na UTI, além dos horários de visita, os familiares têm direito à visita estendida.


Hospital Unimed amplia leitos e inaugura Unidade Semi-Intensiva Foto: Divulgação

Equipe multidisciplinar

A equipe da Unidade Semi-Intensiva é composta por médicos e profissionais da enfermagem treinados para atendimento ao paciente crítico por 24 horas, bem como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos. “Objetivando o melhor atendimento, centrado ao paciente e seu familiar”, destaca Bárbara.

Complexo Hospitalar Unimed

A construção do novo Hospital Unimed Vale do Sinos, localizado em Novo Hamburgo, começou em 2019 e envolveu mais de 450 trabalhadores. Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a instituição conseguiu inaugurar o novo hospital no dia 21 de maio de 2021. Foram mais de R$ 500 milhões investidos em uma obra de 40 mil metros quadrados, transformando a realidade da saúde na região.

Após a estrutura antiga do hospital passar por um retrofit, o Complexo Hospitalar Unimed Vale do Sinos foi inaugurado em 8 de março de 2023, e conta com três prédios: a Torre II, a Torre I (estrutura que passou pelo retrofit) e o edifício-garagem. Para ligar as duas unidades, além do estacionamento, que localizam-se lado a lado em quadras diferentes, foi construída uma passarela, içada sob a Rua Normélio Stabel com o objetivo de oferecer dois fluxos: um hospitalar, exclusivo para funcionários, pacientes já internados e abastecimento geral do complexo; e outro para o público em geral com livre acesso, pois se conectará ao edifício-garagem.

Em São Leopoldo

O Complexo Hospitalar Unimed São Leopoldo está localizado na Rua Conceição, 1050, e conta com uma estrutura completa, estando entre as maiores e mais modernas do Rio Grande do Sul, contando com equipamentos de última geração e equipes médicas altamente qualificadas. O hospital em São Leopoldo conta com o apoio de centros de diagnósticos que incluem RX, análises clínicas, ecografia e uma estrutura funcionando 24h por dia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas