CONTEÚDO DE MARCA
Graduação em Enfermagem da Ulbra é referência no Estado
O curso também direciona o aluno para o empreendedorismo, gestão e inovação
Última atualização: 09/07/2024 16:18
A tradição de 39 anos, a formação de quase três mil profissionais e o corpo docente qualificado fazem da graduação em Enfermagem da Ulbra uma referência na área da saúde em diferentes regiões do Estado. Do aprendizado teórico ao prático, os estudantes recebem uma formação generalista e humanista, sendo preparados para atuarem em diferentes áreas, como a manutenção, reabilitação e promoção da qualidade de vida. Com o conhecimento obtido e o desenvolvimento das habilidades, os futuros enfermeiros são capacitados para cuidar da saúde de indivíduos, famílias e comunidades.
A infraestrutura física moderna da Rede Ulbra contempla um complexo de laboratórios com espaços para simulações realísticas, aprendizagem em bioquímica, anatomofisiologia, semiologia, imunologia, hematologia, microbiologia, parasitologia, procedimentos cardiorrespiratórios, entre outros, estabelecendo a conexão entre teoria e prática de forma eficiente.
Metodologia inovadora
A partir do segundo semestre, o aluno tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos de forma prática, atuando em instituições parceiras da universidade, como redes básicas de saúde, hospitais e empresas. O estudante desenvolve a assistência, o pensamento crítico, a liderança, o saber científico, as competências e as habilidades necessárias para um profissional da Enfermagem, sendo expostos a diversas práticas, desde laboratórios simulados até atendimentos reais em emergências e UTIs.
Além das disciplinas específicas da saúde, a grade curricular também inclui temas como empreendedorismo, gestão e inovação na profissão. Para a coordenadora de Enfermagem da Ulbra Canoas, Priscila Carvalho Fogaça, é uma forma de conectar os alunos à Tecnologia da Informação e aos recursos tecnológicos já existentes na saúde. “Hoje, o mercado não se resume apenas à área assistencial, temos alunos fazendo especializações e empreendendo em áreas como materno-infantil, obstetrícia e puerpério das mulheres. Muitos dos nossos egressos estão em cargos de gestão, como secretários de saúde e outros vários cargos importantes no Estado e fora também”, destaca.
Atividades práticas
A Ulbra de Cachoeira do Sul também segue a proposta de inserir cedo o aluno na sua de atuação para absorver aprendizado, unindo teoria e prática. “Contamos com várias instituições conveniadas, como o Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul (HCB), Unimed e a Secretaria Municipal de Saúde, onde os alunos realizam estágios e ações de promoção de saúde ao longo do curso” acrescenta o coordenador de Enfermagem da Ulbra cachoeirense, Matheus Couto Bica. “O diferencial de todo curso da área da saúde é realmente a interação precoce do aluno com a sua realidade profissional posterior, inserindo o aluno na linha de frente de cuidado. E quando conseguimos fazer uma correlação teórico-prático, levando da sala de aula o conteúdo teórico que ele vem aprendendo, e ele consegue reproduzirquase que em tempo real, durante o mesmo semestre, isso é um diferencial bastante importante.”
Mercado de trabalho
Segundo a coordenadora Priscila, a demanda no curso é crescente, com cerca de 30 novos alunos a cada semestre, e enfatiza o papel dos enfermeiros na integração das equipes de saúde: “Somos o elo que conecta diversas áreas, trabalhando em conjunto com médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais.”
Em Cachoeira do Sul, o mercado de trabalho é promissor e tem evoluído significativamente. “OHBC é uma referência em neurocirurgia, oncologia, hemodiálise e cirurgias de grande porte. Antes, a mão de obra de enfermeiros vinha de outras instituições, mas agora, muitos de nossosformandos são absorvidos pelo hospital”, destaca o coordenador Bica.
Empreendedorismo com proposta diferenciada
Egressa da Ubra de Torres, Cristina Maria Iocksch é proprietária do Olivas Residencial Sênior, em Torres. Inaugurado em abril de 2024, o Olivas visa proporcionar uma assistência humanizada aos idosos. “Nosso foco é oferecer cuidados personalizados, indo além da assistência básica para promover atividades que melhorem a qualidade de vida dos residentes. Queremos criar um ambiente humanizado, em que o idoso tenha melhor desenvolvimento das atividades de vida diária,” explica.
Apesar dos desafios iniciais, ela está otimista: “Ainda estamos recebendo alguns clientes esporádicos. Nosso objetivo é manter um ambiente acolhedor com um número limitado de residentes, garantindo assim a qualidade do serviço oferecido.”
Capacitação e consolidação profissional
Graduado pela Ulbra Carazinho, Felipe Ferreira Lucas é coordenador de Enfermagem do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Para ele, o grande diferencial do curso da Ulbra é o contato direto de alunos e professores. “Deixamos de ser aluno e professor para sermos amigos e pessoas que interagem muito mais”, avalia.
Desde sua formação, Lucas atuou como gestor de unidade cirúrgica e assessor da gerência de enfermagem, sendo a busca de capacitação uma constante em sua vida: “Há três anos quase não tinha enfermeiro formado e agora temos muitos.” Ele aponta que um dos maiores desafios da enfermagem hoje é a liderança de equipe e conflitos. “O sucesso na enfermagem hoje é a pessoa se capacitar, pensar na gestão e liderança, porque o mercado tem enfermeiros, mas cada vez mais está carente de gestores."
Como ingressar na Enfermagem
A graduação em Enfermagem da Ulbra no Rio Grande do Sul tem duração de dez semestres e é realizada no turno da noite nas unidades de Canoas, Cachoeira do Sul, Carazinho e Torres. O ingresso no curso ocorre por vestibular online, nota do Enem, transferência ou segunda graduação. Mais informações estão em vestibular.ulbra.br.
Profissionais com formação em Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física, podem iniciar a graduação em Enfermagem fazendo o aproveitamento de disciplinas.
Internacionalização
Viabilizando experiências diferenciadas aos estudantes, a Ulbra oferece possibilidade de intercâmbio com mais de 50 instituições de ensino superior de 20 países. Da mesma forma, docentes de universidades estrangeiras realizam atividades presenciais ou via remota, promovidas pela Diretoria de Relações Internacionais da Ulbra.
Saiba mais
blog.ulbra.br
@ulbrabr
www.ulbra.br